5 problemas comuns na área de TI e como superá-los

Se no passado uma empresa conseguiria sobreviver sem investir em tecnologia, hoje isso já não é mais possível. Basta pensar na sua rotina diária e observar quantos dos seus hábitos estão ligados, de alguma forma, à tecnologia. Seja na hora de chamar um táxi, fazer uma consulta médica à distância ou, simplesmente, usar as redes sociais. Fato é que a tecnologia move o mundo, literalmente. Mas a sua empresa está preparada para acompanhar as tendências desse mundo em transformação? Veja aqui alguns problemas comuns na área de TI e como superá-los.

1 – Alinhamento estratégico

Um dos principais erros é não atrelar a tecnologia ao planejamento estratégico da sua empresa. O setor de TI precisa andar de mãos dadas com o setor de planejamento, com o setor de vendas e com as demais áreas do seu negócio. Isso porque muitas das evoluções as quais estamos passando estão ligadas a inovações tecnológicas.

Se a sua empresa está planejando o que quer alcançar daqui 2, 5 ou 10 anos, você precisa de um profissional de TI para apoiar neste trabalho.

2 – Falta de investimento

O setor de TI pode contribuir para melhorar a performance do seu negócio, aumentar as vendas, ou melhorar o desempenho de sistemas e operações manuais. Mas isso requer investimento.

Um dos erros mais comuns é a empresa se acomodar diante de novas tecnologias, pensando que é um processo complexo e com um custo elevado. No entanto, deixar de investir em equipamentos, equipes e softwares de TI pode fazer sua empresa “andar pra trás” – enquanto o restante do mercado caminha pra frente.

3 – Centralizar o conhecimento sobre tecnologia

Muitas vezes, ao invés de compartilhar informações e conhecimento sobre uma nova tecnologia, os profissionais preferem deter a informação. Na verdade, o correto seria que todas as pessoas da empresa tivessem acesso a dados sobre novas tecnologias e tendências do mercado. E, mais do que isso, tivessem o “DNA” de inovação. Assim, boas ideias podem surgir envolvendo diferentes processos.

Ou seja, ao invés de monopolizar a tecnologia – centralizando no setor de TI – a ideia é democratizar o acesso às informações e estimular uma cultura de inovação em toda a empresa. Isso é fundamental pra co-criar novas estruturas capazes de otimizar os serviços oferecidos ao cliente, melhorar processos internos e acelerar as interações e mudanças.

Neste sentido, aqui vão 3 dicas:

Dê espaço para novas ideias e mostre os resultados de atitudes inovadoras.

Incentive a criação coletiva – dê espaço para que as pessoas unam diferentes ideias em busca de um objetivo comum.

Não tenha medo de errar. Afinal, o erro faz parte do processo.

Conheça outros problemas comuns na área de TI e como superá-los.

4 – Errar na contratação dos profissionais de TI

Um dos problemas mais comuns na área de TI é errar na contratação. Muitas vezes, as pessoas responsáveis pela seleção não possuem conhecimento específico na área de tecnologia. E isso pode ser um erro grave na hora de selecionar os profissionais para o seu time de TI.

A análise do currículo não é suficiente pra acertar na contratação. Muitas vezes, será necessário fazer testes práticos ou aprofundar numa entrevista mais técnica sobre as experiências, histórias de sucesso e trabalhos implementados pelo candidato.

Por isso, a melhor estratégia na maioria dos casos é contratar uma empresa especializada na seleção de profissionais de TI. Só ela terá a expertise exata e técnicas específicas para encontrar o melhor candidato. Além de ter um banco de talentos com os melhores profissionais de TI do mercado.

Algumas empresas, como a Zummit, são especialistas nisso.

5 – Implementar e esquecer

Segurança de dados, funcionalidade e usabilidade de novos produtos, mudanças de cenários, necessidade de capacitação constante, resolução de problemas. São muitos os desafios da área de TI.

Um problema comum é implementar uma nova tecnologia e depois esquecer dela. Ou seja, não acompanhar os resultados, não mensurar minuciosamente os ganhos e perdas. Para uma boa implementação, é fundamental o gerenciamento e treinamento contínuo. Só assim é possível otimizar as ferramentas de TI, melhorar a performance de sistemas, reduzir riscos e incidentes, gerenciando adequadamente ao longo do tempo.

O gerenciamento de novas tecnologias deve ser projetado em torno das necessidades de cada negócio e deve ser pensado no longo prazo. Por isso é tão importante contar com um time de TI de alta performance”, diz Erik Fonseca, CEO da Zummit – empresa especializada no recrutamento de profissionais de TI.

Neste texto você conheceu alguns problemas bastante comuns na área de TI e viu algumas formas de superá-los. Mas ainda está com dificuldade de recrutar os talentos de TI para a sua empresa?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso. Somos especializados em conectar profissionais espetaculares a oportunidades desafiadoras.

Com mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção dos profissionais da área de TI. Por sermos especialistas melhoramos os índices de nossos clientes de body shop e outsourcing.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

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