Cada vez mais especializadas em seus setores de atuação, empresas de tecnologia e também de diferentes segmentos estão optando pela terceirização. O processo é conhecido pela sigla BPO: Business Process Outsourcing (em português, terceirização de processos de negócios). Na prática, isso significa contratar profissionais ou empresas terceirizadas para cuidar de determinados assuntos da empresa e, assim, obter melhores resultados. A terceirização tem crescido em escala mundial e com tendência de conquistar ainda mais o mercado de tecnologia de agora em diante. Neste texto de hoje, você vai conhecer algumas das vantagens da terceirização e também avaliar sobre body shop ou outsourcing – qual a melhor opção para a sua empresa.
O que é body shop?
O body shop em TI é um tipo de terceirização em que um especialista é contratado para resolver um problema específico ou desenvolver um projeto, por um tempo determinado. Essa tem sido uma estratégia muito comum para solucionar questões pontuais de TI nas empresas. E, depois de solucionadas essas questões, o especialista prepara os funcionários para dar continuidade ao projeto ou sustentação à nova tecnologia.
Quais as vantagens do body shop?
Para entender se o body shop é vantajoso (ou não) para a sua empresa, é importante analisar primeiro a finalidade da terceirização. Como dissemos, o body shop é uma estratégia para desenvolver projetos ou soluções pontuais de TI.
Uma vantagem é trazer ao time interno o know-how de especialistas, o que pode ajudar a desenvolver a equipe. Com o apoio de profissionais especializados, certamente você terá uma performance superior ao esperado.
O que é outsourcing de TI?
Outsourcing significa terceirização. A palavra é usada no mundo da TI para representar o trabalho de terceirizar a gestão e o controle de sistemas da tecnologia da informação de projetos dentro das empresas. Trata-se de uma terceirização diferente, já que ela não visa a solucionar questões rotineiras, mas sim garantir a boa performance de atividades estratégicas que estão relacionadas ao núcleo do negócio.
O objetivo é aumentar a eficiência e melhorar o desempenho para que melhores resultados sejam obtidos.
Se você possui uma empresa, independentemente do tamanho, o outsourcing pode ajudar na gestão do setor de sua TI. O que faz com que os demais colaboradores mantenham o foco no core business e, com isso, conseguem melhorar a competitividade e a rentabilidade.
Vantagens do outsourcing
O outsourcing oferece outras inúmeras vantagens, como: otimizar o orçamento de TI e reduzir custos, garantir a qualidade dos sistemas e projetos de TI, realizar testes constantes, agilizar correções de falhas, além de aplicar rotinas e tecnologias mais modernas em diversas frentes dentro da empresa. Clique aqui e conheça outros benefícios do outsourcing de TI.
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Terceirizar sempre vale a pena?
Neste texto de hoje você conheceu algumas das vantagens da terceirização e também avaliou sobre body shop ou outsourcing – qual a melhor opção para a sua empresa. Mas será que terceirizar sempre vale a pena?
A terceirização tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, tendo em vista a busca das empresas em investir em tecnologia, sem precisar aumentar o número de colaboradores efetivos.
Dentre as vantagens estão: redução e controle dos custos, a flexibilidade de condução do trabalho, aumento da produtividade, contratação de talentos, além da agregação de conhecimentos e habilidades etc. Portanto, é comum que as empresas busquem a terceirização quando necessitam:
:: Antecipar padrões de mercado;
:: Entender o comportamento do cliente;
:: Prever oportunidades e ameaças;
:: Melhorar processos, para acompanhar o crescimento da organização;
:: E, dessa forma, ter mais rapidez de resposta e alta performance digital.
Conheça os benefícios de terceirizar a contratação do seu time de TI:
– A burocracia e os custos de contratação são menores. Na terceirização esse processo é menos complexo e, portanto, custa menos.
– A terceirização reduz riscos de ações trabalhistas.
– A contratação costuma ocorrer de forma mais rápida. Empresas especializadas têm um banco de talentos e conseguem encontrar especialistas com mais facilidade.
– O profissional de TI pode ser contratado com foco no curto e no longo prazo, com objetivos específicos. Uma contratação por projeto traz a velocidade que o mercado necessita.
– O time interno terá todo o suporte do especialista, sempre que necessário. Ele pode oferecer treinamentos, consultorias ou mesmo auxiliar em um momento de alta demanda.
– O contrato de trabalho pode ser atrelado às entregas. Ou seja, você garante a entrega de bons resultados.
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