Como agilizar contratações em TI

Como agilizar contratações em TI

Muitas empresas têm enfrentado problemas para agilizar as contratações em TI. Estudos de 2020 divulgados pela revista exame já mostravam que o número de vagas criadas até fevereiro de 2020, que significou em torno de 47 mil vagas. Um aumento de 671%.

Como você pode ver no gráfico a seguir. Existe uma tendência de evolução dessas vagas. Apenas no primeiro trimestre de 2021, já foram 41 mil, outro salto. Por outro lado cerca de 46 mil profissionais se formam por ano no setor. Ou seja, a quantidade de profissionais formados não está acompanhando esse crescimento de demanda.

Vagas TI 2020
Fonte: revista exame

Nesse sentido, o que está ocorrendo é uma escassez na mão de obra qualificada. Isso justifica a ocorrência na atualidade de vagas abertas por um longo período. E uma dificuldade grande em encontrar candidatos qualificados para preenchê-las.

Contudo existem opções para reduzir estes problemas. Empresas especializadas como nós da Zummit, oferecem agilidade nesse processo para você. A seguir vamos mostrar as vantagens de contar com empresas que agilizam o seu processo seletivo.

Economia de agilizar contratações em TI

Em geral quando feito internamente as empresas levam uma média de 8 a 12 semanas, desde de a divulgação da vaga até a contratação efetiva do profissional. Aqui na Zummit levamos cerca de um mês e meio para trazer as melhores opções de candidatos para que você escolha aquele que te agradar.

E quando você economiza esse tempo, você otimiza o trabalho da mão de obra do profissional de recrutamento, que pode se concentrar em outras atividade. Além de diminui os gastos com divulgação de vagas, alocação de salas, deslocamento de equipes, entre outros. E em alguns casos essa economia de valores pode chegar a R$500,00 por hora.

Otimização da empresa reduzindo o turnover em TI

Logo que contratam as empresas começam precisam lidar com outro problema o alto índice de turnover de profissionais. De acordo com a Asseprom (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) em 2020 a rotatividade nas empresas já atingia 13% no setor. Ou seja, considerando o mesmo período, foi maior que o setor varejista é conhecido pelo alto índice de rotatividade. E simultaneamente, esses profissionais passam uma média de 3,8 anos em uma mesma empresa.

Sabemos que processos seletivos mais assertivos e uma boa integração podem contribuir para diminuir esse índice na sua empresa. Mas não se engane, até mesmo empresas que desenvolveram excelentes processos de recrutamento e onboarding sofrem com esse revés. Isso se deve primordialmente a grande gama de oportunidades para o setor, que já mencionamos anteriormente. Os profissionais de TI recebem cerca de 5 chamadas por dia de headhunters na região de Belo Horizonte. E se ter índices altos de turnover em TI impacta seu negócio, é importante um olhar mais delicado sobre o assunto.

Na Zummit somos especialistas em contratação e retenção

Com nossos mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção dos profissionais da área de TI. Por sermos especialistas melhoramos os índices de nossos clientes de body shop e outsourcing.

Afinal, como fazemos isso? Digitalizamos nosso processo de seleção e de monitoramento desse profissional. Em outras palavras, no recrutamento trabalhamos com uma metodologia de inteligência artificial que possui reconhecimento da linguagem humana e faz uma prévia seleção de currículos. Depois um especialista em RH seleciona alguns e prepara entrevistas estruturadas que podem ser on time, ou podem ser gravadas pelo candidato e enviadas até uma data específica.

Além disso, nossos serviços vão além da contratação, criamos mecanismos para diminuir o turnover de nossos funcionários. Nós verificamos desde o termómetro de humor, até as entregas de nossos funcionários. Para estimular a conclusão de tarefas e alinhá-las às expectativas dos clientes.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas sobre como melhorar os índices em sua empresa.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis