Como fazer planejamento de longo prazo em TI

Como fazer planejamento de longo prazo em TI
12 meses atrás

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”. Essa frase de John L. Beckley define bem a importância do planejamento para o sucesso das empresas. Isso não é novidade. No entanto, a visão estratégica engloba, cada vez mais, áreas específicas dentro das organizações. Planejar o futuro dos negócios passa, também, por planejar as ações e projetos que envolvem tecnologia. Veja como fazer o planejamento de longo prazo em TI.

Preciso investir em TI. E agora?

É incontestável o papel que as inovações tecnológicas desempenham na maioria das organizações. Por isso, o planejamento estratégico de TI se tornou essencial. Seja para aproveitar novas oportunidades no mercado, otimizar processos, economizar custos ou gerar mais competitividade, o planejamento de TI é considerado extremamente estratégico. Sem ele, não se sabe aonde chegar.

Entenda o passo a passo para a construção de um planejamento de longo prazo em TI que realmente irá funcionar na sua empresa:

1- Faça uma revisão dos valores e objetivos estratégicos da sua organização

Sua empresa tem metas de longo prazo? Planeja lançar um novo produto ou serviço? Em quanto tempo? Quais são os direcionadores para atuação do seu time? Estão todos alinhados em relação a esses valores? Ou seja, estamos falando de visão de futuro, de metas de curto e longo prazo. E o planejamento de TI deve estar totalmente integrado aos objetivos estratégicos da sua organização.

2- Analise seu cenário de TI

Que tecnologias podem afetar ou beneficiar o negócio? Qual a capacidade atual do seu time de TI? Quais as vulnerabilidades? Quais são as competências do seu time? Por fim, elas estão alinhadas aos desafios e metas da sua empresa? Esse é, portanto, o primeiro passo para criar um planejamento de longo prazo em TI.

3- Analise o mercado

Depois de analisar o seu cenário interno, é preciso olhar para além da empresa. Analise as tendências, as ações de seus concorrentes, participe de fóruns e eventos de TI. Os exemplos de outras empresas podem dar pistas do que a tecnologia vai proporcionar futuramente. Além disso, é fundamental ter um olhar atento para as necessidades e desejos do seu consumidor. O foco no cliente nunca foi tão valorizado.

4- Defina metas

É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las. O sucesso do seu planejamento de TI vai depender muito desta etapa. Por isso, é importante definir objetivos e metas bem claras. Algo que seja “palpável” para acompanhamento do seu time. É possível considerar também mais de uma meta, com conquistas de curto, médio e longo prazos.

5- Pesquise novas soluções de TI

Levante todas as soluções tecnológicas disponíveis, selecionando os melhores preços, fornecedores e condições de contrato. É importante analisar aquelas que melhor se adaptam à estratégia da sua empresa e aos seus objetivos. Além disso, é interessante estudar também o retorno do investimento e fazer uma planilha comparativa entre as soluções encontradas no mercado. Dessa forma, será possível dar um direcionamento daquilo que realmente irá trazer os resultados esperados.

6- Mãos à obra

Defina um plano de execução, detalhando as estratégias e passos definidos nas etapas anteriores. É necessário mapear parâmetros que permitam a avaliação do processo, com indicadores de performance que serão acompanhados periodicamente (mensalmente, trimestralmente etc.).  Durante o monitoramento, você pode encontrar etapas ou processos que não estão com a performance esperada. Neste caso, vai ser necessário definir medidas corretivas e fazer um realinhamento do time de TI. 

7- Se for possível, contrate uma empresa especializada em TI

A implementação de um planejamento robusto de TI demanda conhecimentos específicos, comprometimento, tempo de dedicação ao processo, visão de mercado. Coisas que são difíceis para uma equipe interna, com tanta demanda para entregar no dia a dia de trabalho. Uma opção é contratar uma empresa especializada para cuidar do planejamento e também da execução das atividades de TI. Na fase de monitoramento, por exemplo, uma empresa especializada saberá identificar melhor as tendências, avaliando a aplicabilidade para a sua empresa e as oportunidades de curto, médio e longo prazo.

Se você chegou até aqui, talvez goste deste conteúdo também (clique aqui).

Benefícios de um bom planejamento em TI

Um bom planejamento traz inúmeros benefícios. Entre eles: visão mais abrangente do negócio, redução de custos, aumento da produtividade, implementação de tecnologias disruptivas, monitoramento constante de resultados, melhoria de processos (ex.: segurança da informação), aprimoramento do relacionamento com clientes. Ou seja, maior eficiência.

Não deixe o seu setor de TI ser especialista em “apagar incêndios”, com uma visão totalmente de suporte. Resolver problemas é importante? Sim, claro! Mas é fundamental investir em inovações e novas tecnologias que irão impulsionar o crescimento do seu negócio.

Dessa forma, empresas que têm como objetivo a expansão, o aumento de produtividade e eficiência e tornar seus processos mais seguros, devem alinhar suas ideias corporativas com um bom planejamento de TI. Faça com que a tecnologia seja sua parceira para conquistar novos espaços no mercado!

Gostaria de contar com um parceiro para os seus projetos de TI?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso.

Com mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Todos os dias, portanto, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis