No atual cenário empresas enfrentam diversos desafios, sendo formar uma equipe de TI uma das principais obstáculos, no entanto, a Zummit irá lhe apresentar uma solução para facilitar o suporte e manutenção de tecnologias e equipamentos da sua empresa.
O que acontece é que a mão de obra da TI é uma das mais caras do mercado, isto porque são profissionais altamente especializados e bem requisitados pelo mercado de trabalho.
Como você verá, contratar colaboradores pelo regime celetista não é a única alternativa para a sua empresa, continue lendo para conhecer como funciona a terceirização de TI.
Como montar uma equipe de TI
Toda empresa, independente da área de atuação ou porte financeiro, depende em maior ou menos escala de uma equipe de TI.
Não contar com uma equipe de TI pode trazer diversas consequências, como, por exemplo, a falta de suporte, manutenção inadequada de equipamentos e desatualização de softwares, o que pode, facilmente, se traduzir em prejuízos financeiros sérios ou até mesmo em impactos negativos na imagem da empresa e da marca.
Acontece que, dependendo das atividades empenhadas pela empresa, será necessário mais de um tipo de profissional, cada um com uma função específica.
Por exemplo, pode ser necessário os seguintes profissionais para formar uma equipe de TI completamente funcional:
- Programadores;
- Técnicos em manutenção de computadores e equipamentos;
- Engenheiros de softwares;
- Arquitetos de dados;
- Webdesigners.
Desta forma, apesar de importante, pode ser difícil para pequenas e médias empresas manterem uma equipe inteira dedicada ao TI especialmente tendo em vista os altos encargos trabalhistas envolvidos na contratação sob o regime de CLT.
Outra dificuldade é que muitas vezes a empresa possui uma demanda específica, porém temporária, por um determinado profissional, no entanto, o regime trabalhista não possui a flexibilidade necessária para estes casos.
Terceirização do TI como solução para formar sua equipe
A terceirização de TI se mostra uma solução interessante para empresas que possuem interesse em formar uma equipe de TI completa, mas, sem sofrer com o pagamento de altos encargos trabalhistas e pagamento de tributos, bem como sem sofrer os riscos de uma ação trabalhista.
Também chamada de outsourcing de TI, a terceirização funciona através de uma empresa, denominada como prestadora de serviço, que fica responsável por fornecer os profissionais necessários para a execução das funções pretendidas por sua empresa.
Desta forma, é possível formar uma equipe de TI, sem ter que fazer uma seleção de recursos humanos no mercado, o que muitas vezes é um processo lento e custoso para a sua empresa.
Já na terceirização, todos os custos com a seleção e com o pagamento dos encargos trabalhistas, bem como o vínculo empregatício, compete a empresa prestadora de serviços, colaborando, assim, para melhorar as contas financeiras do seu negócio, já que se paga apenas pela mão de obra que foi de fato utilizada.
Outra vantagem é aumentar a previsibilidade dos seus custos, pois ações trabalhistas são, em geral, imprevisíveis e costumam trazer grandes prejuízos.
Entre em contato para saber como contar com a terceirização de TI.