Um universo que conecta mundo virtual e mundo real, o Metaverso é pra muitos a realidade do futuro. Um mercado que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo todo – seja pelo interesse de socialização, seja pela oportunidade de gerar negócios. E está aí um mercado em crescimento exponencial: em 2021, o valor total do mercado global de realidade mista (incluindo realidade aumentada) e realidade virtual deve ultrapassar US$ 700 bilhões de dólares em 2024. Segundo o site Statista, 74% dos adultos consideram entrar para o Metaverso. Como essa tecnologia poderá revolucionar a nossa forma de consumir conteúdos de entretenimento e compras de produtos? Será no Metaverso o nosso lazer nos novos tempos? Entenda o que é o Metaverso e o que ele oferece para o futuro.
O que é o Metaverso?
Trata-se da maior revolução digital desde a criação dos smartphones. É assim que muitos especialistas enxergam a concretização do Metaverso – um mundo virtual que utiliza tecnologias como realidade aumentada e ambientes virtuais para criar um elo entre o mundo real e o mundo digital.
Embora o ambiente seja virtual, no metaverso é possível vivenciar experiências reais a partir de avatares que simulam a presença humana dentro dos espaços digitais. Isso quer dizer que, em breve, a interação com a internet será muito diferente da que vivenciamos hoje.
É de surpreender, mas é verdade! O mercado do metaverso está crescendo de forma constante em todo o planeta: em 2020, seu valor era de US$ 478,7 bilhões. Em 2022, representa aproximadamente 650 bilhões de dólares e chegará a 783,3 bilhões de dólares em 2024. Em 2030, essas receitas poderão ultrapassar a marca de 5 trilhões de dólares.
E para quem tem dúvidas sobre a segurança do metaverso, a tecnologia blockchain é utilizada para rastrear e validar todo o envio e recebimento de informações, bem como das transações em criptomoeda, garantindo a segurança dos dados e movimentações.
Meta
Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, está atento às movimentações do metaverso muito antes desse conceito ganhar a forma que tem hoje. Além de mudar o nome da empresa de Facebook Inc., para Meta, a empresa comprou a marca Oculus VR, companhia que criou um dos modelos de óculos metaverso de realidade virtual para o metaverso.
A Meta planeja criar 10.000 empregos na União Europeia nos próximos anos (principalmente nas áreas de modelagem 3D, desenvolvimento Blockchain e NFT e segurança cibernética).
Para saber… Inúmeras empresas já atuam no Metaverso, como: Ambev, Banco do Brasil, TIM, Nike, Coca-Cola, Adidas, Itaú, Carrefour.
O que é possível fazer no Metaverso?
A ideia do Metaverso é reproduzir a vida real. Dessa forma, é possível fazer as mesmas atividades do ambiente físico nos mundos virtuais. Veja alguns exemplos: interagir com outras pessoas, comprar e vender produtos, fazer reuniões, jogar, estudar, visitar museus e outros locais, participar de eventos e shows. Ou seja, é possível encontrar amigos e familiares em suas versões de avatares e manter uma vida social ativa também no mundo metaverso.
Quanto custa para entrar no Metaverso?
Para saber como entrar no metaverso, é importante entender que os aplicativos costumam ter acesso gratuito para explorar os mundos virtuais e interagir com outros participantes, mas também há recursos pagos.
Esses recursos podem ser aplicações exclusivas, acesso a áreas especiais, itens customizados para o seu avatar ou para o cenário virtual.
Quem deseja negociar criptoativos no metaverso também deve arcar com alguns custos de investimento inicial (e o valor é variável conforme a cotação da moeda utilizada na plataforma escolhida).
Saiba mais sobre como entrar neste universo…
Os óculos metaverso são basicamente a porta de entrada para a imersão nos ambientes virtuais. A partir deles se torna possível ser transportado para os cenários tridimensionais e vivenciar as experiências em outras realidades construídas pela tecnologia.
Eles são importantes para garantir a imersão completa, entrar no metaverso e visualizar os ambientes virtuais, como joysticks que facilitarão o acesso aos elementos que surgem durante a imersão.
Existem diversos modelos disponíveis no mercado. Alguns modelos necessitam da conexão com outros dispositivos, como computador ou smartphone. Outros dispositivos, mais autônomos, dispensam o uso de outros aparelhos, pois possuem memória interna para armazenar jogos e outros aplicativos do metaverso.
Existe mais de um tipo de Metaverso?
O Metaverso não é um único ambiente, mas sim um conceito construído por diversos metaversos distribuídos em diferentes plataformas.
Além da Decentraland e The Sandbox, é possível acessar outros ambientes virtuais. Entenda quais são e qual é o foco de cada plataforma:
:: Decentraland: plataforma com moedas digitais próprias (MANA e LAND), que permite atividades como negociação de terrenos digitais, jogos e exposições;
:: The Sandbox: também com moeda digital própria, a SAND, esse é um jogo no qual os participantes podem construir uma vida virtual com seus avatares;
:: Second Life: outra opção de jogo, que simula a vida real em um ambiente 3D, permitindo a interação dos usuários a partir dos seus avatares;
:: Horizon Worlds: criada pela Meta (antigo Facebook), a plataforma é um mundo virtual desenvolvido para interação por meio do avatar;
:: Virbela: um ambiente virtual criado com foco no trabalho, na educação e em eventos corporativos.
É possível investir no Metaverso?
Sim. E existem duas formas de investir no metaverso: por meio de criptomoedas ou através de fundos de investimento e ações ligadas ao setor.
As moedas do metaverso, como são conhecidos os criptoativos, são tokens que circulam nesse universo para negociações entre os usuários. Cada uma delas é relacionada a um projeto do metaverso e todas possuem valor também fora do ambiente virtual. Por isso, podem ser negociadas com moedas como o real e o dólar.
Já os fundos de investimento e as ações ligadas ao metaverso são ativos variáveis, que têm um desempenho alinhado ao sucesso da plataforma digital ou da empresa relacionada a ela.
Assim como os fundos, as moedas do metaverso também são investimentos voláteis, portanto podem valorizar ou perder valor conforme as movimentações da plataforma a qual estão atreladas.
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