Melhores práticas para agilizar os processos de TI

Qual foi o investimento da sua empresa em tecnologia em 2022? O orçamento para o próximo ano contempla inovações em processos e serviços? É hora de se atentar para uma realidade do cenário atual e que permanece em crescimento: o investimento em transformação digital é, sem dúvidas, um aspecto essencial para a sobrevivência das empresas no mercado. Para se ter uma ideia, estima-se que em 2022 mais de 70% das empresas globais aceleraram o uso de tecnologias digitais. No post de hoje, você vai conhecer algumas práticas para agilizar os processos de TI e acelerar a transformação digital na sua empresa.

Planejar é fundamental

A maioria das empresas de produtos e serviços já considera necessário investir mais em ferramentas digitais para manter as suas atividades em funcionamento. Mas antes de qualquer investimento em estrutura, equipe ou sistemas, é fundamental fazer um bom mapa de atividades.

A gestão de TI envolve uma série de processos que engloba o planejamento, a execução e o monitoramento dos recursos de hardwares e softwares e conta com profissionais especializados para realizar essa tarefa.

O planejamento, portanto, envolve 3 pilares:

Pessoas — importante para realizar as tarefas de TI, como manter o ambiente em funcionamento, estudar e apresentar novas tecnologias;

Ferramentas — são tecnologias que servem de apoio para a gestão de TI, ou seja, são recursos que ajudam a evoluir um processo, monitorar e identificar erros, por exemplo;

Processos — são necessários para definir como as atividades serão realizadas de forma que atendam às boas práticas recomendadas pelas principais metodologias utilizadas pelo mercado.

Abaixo estão algumas dicas para fazer o trabalho fluir de maneira produtiva, com base nas melhores práticas para agilizar os processos de TI:

Identifique problemas e oportunidades – Um passo importante é detectar os maiores problemas existentes na sua empresa que merecem uma atenção especial. Eles provavelmente possuem soluções que envolvem a área de TI. Assim, o seu trabalho irá considerar os processos mais relevantes e prioritários.

Estabeleça rotinas – A documentação de rotinas cria um alto padrão de uniformidade no ambiente de trabalho. Dessa forma, a equipe de TI é capaz de manter, continuamente, o nível de qualidade esperado.

Crie metas – As metas são importantes para dar clareza de onde se espera chegar e, normalmente, ajudam na priorização das tarefas. Assim, o time perde menos tempo com atividades não estratégicas.

Integre as equipes – A integração é fundamental para quem pretende aumentar a capacidade produtiva das equipes. Ela facilita a troca de informações e reduz conflitos causados por erros de comunicação. Por isso, invista em metodologias que estimulem a integração, a comunicação e a troca de dados. Ao mesmo tempo, crie times interdisciplinares. Isso facilita a geração de ideias e promove um ambiente com mais inovação e agilidade.

Automatize processos – Invista em boas ferramentas! A automação de processos é uma das melhores formas de ganhar produtividade em TI, já que libera tempo e recursos humanos para atividades mais estratégicas e prioritárias. Portanto, certifique-se de que sua equipe possui as melhores ferramentas para realização de suas atividades. O resultado será mais eficiência e agilidade, com resultados mensuráveis.

Utilize sistemas de distribuição de tarefas – Para atender às demandas com qualidade e dentro dos prazos, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Soluções de distribuição de tarefas conseguem agilizar e automatizar o processo de envio e acompanhamento de responsabilidades, facilitando o gerenciamento dos projetos de TI.

Acompanhe mais algumas dicas:

Revise processos e serviços de TI – Os processos e serviços de TI devem ser acompanhados e revisados periodicamente. Além das modificações realizadas pela atualização da tecnologia, a revisão ajuda a identificar eventuais falhas e aperfeiçoar as atividades para melhor atender às necessidades do negócio.

Mantenha seu time sempre atualizado – Treine os profissionais para que eles conheçam os instrumentos que serão usados no ambiente de trabalho e se mantenham sempre atualizados.

Terceirize – Empresas de todo o mundo começaram a investir ainda mais na terceirização de seus serviços, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade dos processos. E, claro, em busca de manter um ritmo saudável de crescimento.

Pra se manter na disputa pelo mercado, não basta ter um bom profissional de TI. Muitas vezes, você vai precisar de um especialista em determinada atividade ligada à tecnologia. Cada vez mais temos uma tendência de especialização.

Por que contratar uma empresa especializada em profissionais de TI?

Elas possuem um banco de talentos ou uma rede de relacionamentos que facilitam a busca dos melhores profissionais do mercado e podem acelerar o processo de contratação. Isso facilita o preenchimento de vagas estratégicas, com profissionais já certificados e experientes. Ou seja, terceirizar a contratação pode aumentar a produtividade do seu time, reduzir o turnover e trazer ganho de tempo.

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