Desafios de atrair e selecionar profissionais de TI

Desafios de atrair e selecionar profissionais de TI

Não é novidade: o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. E isso afeta não só quem busca uma nova oportunidade de emprego, mas também as empresas que estão à procura dos melhores profissionais. Este desafio é ainda maior quando falamos da atração e retenção de talentos na área de tecnologia. Para ter uma ideia, a procura de profissionais em algumas funções na área de TI cresceu mais de 600% só em 2020. Um contexto preocupante para as empresas que querem manter a competitividade de mercado e planejam avançar em projetos que envolvem inovações tecnológicas. No artigo de hoje você vai conhecer os desafios de atrair e selecionar profissionais de TI e vai saber como algumas empresas especializadas podem te apoiar neste processo.

Os principais desafios do recrutamento em TI

O mercado tem vivido um desafio latente: as oportunidades na área de tecnologia cresceram muito, e em uma velocidade não proporcional ao número de pessoas formadas e qualificadas. O motivo disso é o processo de transformação digital pelo qual o mundo todo está passando – o que gera uma necessidade urgente, e cada vez maior, de contratação de profissionais na área de TI.

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) calcula que em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos de trabalho na área de TI, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área. Serão necessários cerca de 70 mil profissionais ao ano para que as vagas sejam completamente ocupadas.

Leia mais aqui.

Os dados acendem alerta para um risco: sobram vagas e falta mão de obra, especialmente qualificada. Além disso, o setor de tecnologia possui nichos específicos, em que há a necessidade de buscar profissionais extremamente especializados – e porque não dizer “raros” – no mercado.

Altos salários

A consequência disso é a alta valorização desses profissionais. O setor de tecnologia já remunera 5x mais que a média. Segundo a Exame, em 2022, a média salarial de profissionais de tecnologia atingiu o valor de R$12.147, número 29% superior ao do ano anterior e quase 5x superior à média nacional, que é de R$ 2.569, segundo dados do IBGE.

Além do salário, outro atrativo costuma ser a possibilidade de trabalho remoto. O que aumenta ainda mais a corrida pelos bons profissionais de TI. Mas engana-se quem pensa que há fronteiras nesta disputa. Muito pelo contrário… As oportunidades, muitas vezes, surgem de países do outro lado do planeta.

Nesta disputa, as empresas terão que tornar as oportunidades mais atrativas para não ficarem para trás. Ter uma política salarial e de benefícios atrativa também é um diferencial. A adoção de benefícios flexíveis tem sido cada vez mais comum e é uma boa alternativa tanto para as empresas quanto para os profissionais. Se pra alguns o plano de saúde é item essencial, pra outros, o acesso à academia ou programas de incentivo ao esporte pode ser tão importante quanto. Vale cultura, Vale cinema, estudar outro idioma, e até redução da carga horária são fatores que têm peso na hora de escolher uma oportunidade de trabalho.

O que as empresas estão buscando no profissional de TI?

Você pode imaginar que para conquistar bons empregos e salários acima da média é necessário apenas ter experiência técnica na área de tecnologia, como em códigos e programação. No entanto, além das experiências técnicas, os recrutadores estão em busca de habilidades técnico-comportamentais, como produtividade, capacidade de organização, raciocínio analítico, habilidade para trabalhar em equipe, capacidade de gerenciar projetos etc. É essencial também saber como coletar e analisar dados e entender como aplicar metodologias de gerenciamento.

Como potencializar o recrutamento dos melhores profissionais de TI

Descrição e divulgação da vaga

Antes de tudo, é necessário ter uma descrição bem assertiva da vaga. Saber exatamente o perfil do profissional que a empresa está buscando. Vale lembrar que o primeiro contato do candidato é com a descrição da vaga. É importante caprichar nessa etapa!

Análise técnica

A aplicação de testes de conhecimento técnico é uma etapa fundamental do processo seletivo. É a hora de avaliar se os candidatos possuem as competências técnicas que são essenciais para o desenvolvimento das funções relacionadas ao cargo. 

Planos de carreira

Um plano de carreira atrativo e bem estruturado é uma grande vantagem competitiva nos processos de recrutamento em TI. Dessa forma, é importante que o candidato tenha visão de onde pode chegar na empresa.

Equipe de recrutamento em TI

Por terem competências e qualificações técnicas muito específicas e desejadas no mercado, os recrutadores muitas vezes têm dificuldades na hora de recrutar especialistas na área de TI. Por isso, na maioria das vezes, o ideal é contratar uma empresa especializada neste tipo de recrutamento.  

Está com dificuldade de recrutar os talentos de TI para a sua empresa?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso.

O mercado está tão concorrido, que hoje vivenciamos uma corrida por uma mão de obra primorosa e rara. E nós temos esses profissionais!

Com mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Todos os dias, portanto, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis