Melhores práticas para integrar o setor de TI

Vixi… O sistema parou de funcionar; o novo projeto vai precisar de investimento em TI; você precisa automatizar o atendimento ao cliente. São dilemas comuns no dia a dia de qualquer empresa. E todos eles têm um ponto em comum: a necessidade de investimento em tecnologia. Mas não se faz isso do dia pra noite. Muito menos sem uma equipe estruturada. É por isso que hoje você vai conhecer algumas das melhores práticas para integrar o setor de TI dentro da sua empresa.

Encontre o seu propósito

A inovação tem impulsionado as grandes transformações da sociedade. Mas inovar é preciso… Para quê? Para que eu quero propor algo novo ou algo que seja feito de um novo jeito? É importante responder a esta pergunta para que a inovação faça sentido, cumpra seu propósito.

Desenvolver tecnologias disruptivas, apostar em inteligência artificial, investir em ciência de dados para levar a melhor solução aos clientes. Qual o sentido de tudo isso?

Para além das tecnologias que surgem, que são fundamentais, essas perguntas nos levam a uma questão que deveria estar na base de um processo de inovação bem-sucedido: você tem equipes preparadas para essa revolução? Essas equipes estão alinhadas e integradas?

Conheça, a seguir, outras práticas para integrar o setor de TI dentro da sua empresa.

Prepare seu time

Inovar é uma decisão. Para que isso aconteça, é preciso que haja um ambiente que acolha o novo, que aceite a ocorrência do erro como parte do processo de evolução.

Abrir-se ao novo é aceitar o risco. Por isso é importante uma cultura que receba o novo como oportunidade, desenvolva talentos, invista em pesquisa, aposte nas pessoas. Porque são as pessoas que fazem a inovação acontecer.

Steve jobs disse que “a tecnologia move o mundo”, e move mesmo. E o complemento desta frase deveria vir de Grace Hooper, cientista da computação pioneira em programação. “Um ser humano deve transformar informação em inteligência ou conhecimento. Tendemos a esquecer, no entanto, que nenhum computador jamais fará uma nova pergunta.”

Veja também outro artigo do nosso blog sobre como reter profissionais de TI.

O papel das lideranças

Equipes e lideranças são fundamentais para que o uso da tecnologia seja uma prioridade dentro das empresas. O fator humano é peça-chave para que todos estejam engajados no processo de adaptação digital e possam, de fato, mergulhar nesta jornada. A dimensão humana é, portanto, o que irá garantir a sustentabilidade das mudanças e as evoluções esperadas para um mundo cada vez mais conectado.

A liderança de hoje é confrontada com um ambiente de grande transformação e de cenários cada vez mais complexos e desafiadores. As mudanças ocorrem num ritmo muito maior do que ocorriam antigamente, o que demanda agilidade na tomada de decisão e uma forte integração de todo o time.

Por isso é tão importante ter equipes alinhadas e preparadas para este novo cenário. A integração entre os setores da empresa e entre os próprios colaboradores de um time é o que irá sustentar a transformação digital e as inovações. E essa transformação somente é viabilizada se existe uma cultura organizacional inovadora dos líderes.

Capacite as pessoas

A transformação digital não é uma mudança envolvendo somente a tecnologia. Envolvem processos. E neste sentido, a capacitação das pessoas é um ponto extremamente importante para uma estratégia bem-sucedida de inovação.

Mais que aprender a teoria dos processos, é necessário aplicar e exercitar. É por isso que a sugestão é que a capacitação da equipe seja com base no método 70:20:10.

Essa metodologia traz um foco prático bastante acentuado. A troca de experiências também é fundamental neste processo de aprendizagem. Por isso, é muito importante a integração entre os profissionais e uma postura que promova o diálogo entre as equipes de trabalho.

Integre os processos

Quando pensamos em inovação, pensamos em aprimorar processos, melhorar o que já fazemos bem e romper com as práticas ineficientes, trazendo o novo. Para que isso aconteça, é essencial que toda a empresa esteja em sintonia. Não adianta só o time de TI pensar em inovação. As demais áreas também precisam ter este foco.

Por isso, é necessário criar mecanismos para que o planejamento de TI seja estratégico na busca por um ambiente de trabalho mais inteligente e conectado com as necessidades do mercado e da própria empresa. É importante integrar a tecnologia dentro do dia a dia de cada setor, para que todos estejam na mesma direção e na mesma velocidade.

O setor de TI precisa conhecer as necessidades de todas as áreas e usar ferramentas para facilitar a comunicação e integração dos processos e das equipes de trabalho. Neste sentido, a computação em nuvem e as soluções de comunicação possuem um papel chave. Elas contribuem para que equipes consigam se comunicar, trocar informações estratégicas com agilidade e com alta segurança, evitando problemas e conflitos.

Por exemplo: os dados de consumo dos clientes podem ser compartilhados com a equipe financeira e ajudam no planejamento das contas a pagar e a receber. As informações também podem ser usadas de forma segmentada pela equipe de marketing, que irá traçar estratégias para cada perfil de cliente.

É fundamental conhecer e aplicar as melhores práticas para integrar o setor de TI. Assim, é possível manter um trabalho unificado e auxiliar na circulação de informações internas, na garantia de resultados mais alinhados e na descoberta de gargalos nos processos internos.

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