Como reter profissionais de TI?

Como reter profissionais de TI?
2 anos atrás

Você já deve saber dos problemas com a escassez de mão de obra no mercado de TI. Nesse contexto competitivo é importante valorizar seus recursos humanos. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, a Brasscom estima que serão 797.000 vagas profissionais até 2025. Então como fazer para reter esses profissionais de TI? O que eles levam em consideração na hora de escolher onde trabalhar?

Sabemos que embora os salários do mercado de TI sejam bem competitivos, não é apenas isso que os profissionais de TI estão preocupados na hora de fazer essa escolha. Na pandemia cresceu a demanda por trabalhos remotos e horários flexíveis. Mas as exigências estão mais ligadas ao reconhecimento das entregas; o bom relacionamento com colegas de trabalho; desafios; novos cargos; e o equilíbrio entre o emprego e a vida pessoal. Conforme o gráfico a seguir.

O que os profissionais de TI procuram?

Fonte: Revista Exame

Existem formas de gerir esses números em sua empresa, mas estar próximo aos seus colaboradores é importantíssimo. Mas como implementar isso? Nesse post nós da Zummit queremos te ajudar nessa jornada.

Se você procura dicas de melhoria do seu processo seletivo temos outros dois posts para você conferir:
Como agilizar contratações em TI?
5 dicas para recrutamento online em TI.

Como reconhecer os profissionais de TI?

O reconhecimento dos trabalhos do profissional podem vir de várias formas como por exemplo: cursos, certificações, promoções de cargos, financeiras, incentivos culturais, entre outros. E simultaneamente fixar metas. Para que ao alcançar essas metas eles possam trocar pontos por benefícios.

Existem ferramentas que te ajudam a acompanhar e fazer esse reconhecimento direto. Mas avalie a sua empresa para decidir quais as melhores alternativas e soluções para você. Ou você pode contar com uma empresa que faz esse acompanhamento para você, como nós da Zummit.

Ofereça novos desafios

O setor de Tecnologia da Informação é extremamente dinâmico. Nesse sentido os profissionais procuram estar sempre atualizados e valorizam experiências que tragam contato com novas tecnologias. Por isso, é importante cultivar um ambiente que permita a inovação. Mas como fazer isso em sua empresa?

Você pode cultivar uma cultura que possibilite as experimentações. Lembre-se que errar faz parte do processo. Por isso o ambiente não pode ser punitivo quando se tratar de erros. Mark Zuckerberg, criador do Facebook atual Meta, defende que se os erros não destruirão sua empresa, deixe que seus funcionários testem!

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Pesquisas revelam que 3 fatores favorecem esse equilíbrio, são eles: Deslocamentos menores; Mais tempo com a família; E menor pressão. Dessa forma, as pessoas que têm deslocamentos menores sofrem menos estresse ligados as variações climáticas ou engarrafamento. Isso evita que elas comecem o dia já com uma sensação de cansaço. Nesse sentido, quando possível permita o regime de trabalho híbrido.

Outra dica importante é ensinar os seus funcionários a se auto gerenciar. A otimização do tempo pode levá-los a concluir as suas tarefas em horário comercial. Consequentemente não apenas os permite aproveitar mais tempo em família, mas também para seu próprio lazer. Além disso, funcionários que não sabem fazer a gestão do tempo se sentem sobrecarregados e isso pode levá-los a frustração.

Sob o mesmo ponto de vista o excesso de pressão pode gerar estresse nos colaboradores. Portanto, prefira ambientes mais estáveis. Isso significa treinar seus funcionários, para que diante de determinadas situações eles não entrem em pânico. Bem como ensiná-los a solucionar os problemas em etapas, procurar quem possa os ajudar na solução e buscar correções para que não se repita. Mas precisamos ter em mente que uma dose de pressão sempre vai existir em empresas que queiram crescer, inovar e ser competitivas.

Também é importante ter uma visão desse dia a dia dos seus funcionários. Crie mecanismos para estar próximo e identificar possíveis GAPs.

Na Zummit somos especialistas em contratação e retenção

Com nossos mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção dos profissionais da área de TI. Por sermos especialistas melhoramos os índices de nossos clientes de body shop e outsourcing.

Afinal, como fazemos isso? Digitalizamos nosso processo de seleção e de monitoramento desse profissional. Em outras palavras, no recrutamento trabalhamos com uma metodologia de inteligência artificial que possui reconhecimento da linguagem humana e faz uma prévia seleção de currículos. Depois um especialista em RH seleciona alguns e prepara entrevistas estruturadas que podem ser on time, ou podem ser gravadas pelo candidato e enviadas até uma data específica.

Além disso, nossos serviços vão além da contratação, criamos mecanismos para diminuir o turnover de nossos funcionários. Nós verificamos desde o termómetro de humor, até as entregas de nossos funcionários. Para estimular a conclusão de tarefas e alinhá-las às expectativas dos clientes.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas sobre como melhorar os índices em sua empresa.

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