5 dicas para recrutamento online em TI

5 dicas para recrutamento online em TI

O recrutamento online em TI está em ascensão. Sabemos que a pandemia mudou o processo de seleção para vagas de muitas empresas. Como resultado tornou as atividades online, que eram uma opção, essenciais em alguns momentos. Visto que diversos setores não param com o lock down da pandemia. Muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente as diversas demandas e serviços que antes eram feitos presencialmente.

Similarmente as barreiras de localidade ficaram em segundo plano para preenchimento de vagas. Como também os trabalhamos remotos ganharam espaço consideravelmente nas organizações. O que criou maiores oportunidades para as empresas.

Assim se você realiza recrutamento no setor de TI, como nós, já deve saber que ele vinha sofrendo com a escassez de mão de obra. E a pandemia foi outro ganho muito grande poder buscar mão de obra para trabalho remoto.

Nesse sentido, surge a necessidade de gerir todo o processo, visualizar as evoluções de cada ação e organizar as demandas de seleção de pessoas nas empresas. Por isso a importância de ferramentas de recrutamento digitais. Mas como saber se preciso de uma ferramenta ou uma empresa especializada em recrutamento e seleção? Nesse post vamos te ajudar a analisar quais os passos para realizar um processo seletivo online.

Passo 1: Para recrutamento online em TI e o Match perfeito

Não estamos exagerando não, a Inteligência Artificial (IA) pode levar você ao match perfeito entre a empresa, vaga e o candidato.

Mas como isso é possível? Através de ferramentas de recrutamento online! De tal forma que algumas delas oferecem um sistema que realiza uma varredura no banco de dados. Em seguida faz um comparativo entre os currículos inscritos e os requisitos das vagas, para sugerir para o especialista de RH e tornar a análise mais rápida e precisa. A IA também permite que o gestor acompanhe em tempo real o andamento do processo no próprio sistema.

Além disso, você conta com relatórios que possuem as informações extraídas dos candidatos do seu banco de dados. Dessa maneira o sistema avalia e considera as informações como o ser humano. Muitos sistemas já reconhecem a linguagem natural e os caracteres humanos.

Escolher um bom sistema pode ser oneroso para sua empresa. Principalmente se você não utiliza para muitas vagas, nesse caso pode mais vantajoso contratar um parceiro especializado. Clique aqui e saiba mais sobre a hora certa de terceirizar.

Passo 2: O recrutamento online e a divulgação certa

Esteja presente nos canais em que seus candidatos estão. Ou seja, considere diversos job boards nos quais você pode divulgar uma vaga. Atualmente, além do site da própria empresa, dos sites de publicidade, existem também as redes sociais.

Caso você ainda não utilize esses canais, pode estar perdendo candidatos. Entenda como elas funcionam. Dentre as social mídias existem as profissionais como LinkedIn. Bem como aquelas com um grande número de audiência que é o caso do Instagram. Não se esqueça de considerar, principalmente, as que fazem mais sucesso no momento com o seu público.

De maneira idêntica é necessário administrar as divulgações. Portanto escolha uma software no qual você possa fazer as divulgações através dele e visualizá-las. Isso é importante, por exemplo, para evitar que alguma vaga não seja divulgada ou que alguma fechada ainda seja divulgada. Isso evita o desperdício de tempo da sua equipe de Recrutamento e Seleção.

Passo 3: Recrutamento online e acompanhamento

Alguns softwares de recrutamento permitem uma visão ampla das vagas, do andamento e dos currículos cadastrados. Com isso a equipe e gestores de RH podem ter a visão completa para tomar as melhores decisões.

Algumas ferramentas apresentam desde os inscritos, até os dados gerais, os gráficos e as tabelas. Muitas vezes você pode até fazer o download em excel desses dados.

Dashboard recrutamento online

Passo 4: Entrevistas estruturadas e testes online

Vídeo entrevistas estruturadas são aquelas que podem ser simultâneas ou não. O que torna isso possível é uma plataforma na qual você pode gravar vídeos com suas perguntas para o candidato. E ele pode assistir às suas perguntas e gravar as respostas quando e onde quiser. Desde que respeitado o prazo pré estabelecido. Além disso, as respostas do candidato ficam gravadas e podem ser consultadas mais de uma vez.

Já os testes online podem ser tanto técnicos como de personalidade. Alguns softwares de recrutamento oferecem testes técnicos prontos obedecendo as melhores práticas de RH. Com eles você pode avaliar a capacidade do candidato em suas hard skills e soft skills. Para depois fazer a seleção dos melhores candidatos e parametrizar aptidões para facilitar as suas escolhas.

O que são hard skills e soft skills?

Hard skills são as habilidades técnicas, normalmente aprendidas em uma faculdade. Normalmente faculdade, cursos complementares, e outros nesse sentido podem habilitar um profissional a essas características.


or outro lado, as soft skills são habilidades ligadas aos relacionamentos e que nem sempre são aprendidas. São elas a capacidade de se comunicar com clareza, empatia, resiliência, etc.

Passo 5: Seleção de candidatos e o FIT cultural da sua empresa

O Fit Cultural permite que você analise o candidato através de 7 fatores e a adequação dele com a sua cultura organizacional. A finalidade é permitir que você encontre o candidato mais adequado ao perfil da sua empresa. É possível que você adeque essa modalidade ou para analisar esses dados na cultura geral da organização ou customiza-la para cada área.

O que você achou dessas dicas? Se achou difícil internalizar esse processo basta contar com empresas como nós da Zummit. Aqui fazemos o recrutamento de pessoas de TI de forma customizada para cada cliente.

Com os nossos mais de 10 anos de mercado criamos uma metodologia própria de recrutamento. Mas nosso trabalho não termina aí, fazemos a gestão e acompanhamento da performance e entrega de nossos profissionais após a contratação.

Clique aqui e fale com um de nossos consultores e saiba como nós fazemos tudo isso para que você colha apenas os resultados!

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis