Quando terceirizar a sua TI?

Quando terceirizar a sua TI?
2 anos atrás

Antes de tudo, você sabia que a terceirização de serviços se tornou uma saída muito utilizada no mercado de TI (Tecnologia da Informação)? Sobretudo porque esse mercado está sofrendo com a crescente demanda de oportunidades e escassez de mão de obra profissional. De acordo com a Brasscom, (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), cerca de 424 mil novos postos de trabalho serão criados até 2024. Sabemos que é difícil escolher o momento de terceirizar e por isso queremos te ajudar a entender o momento da sua empresa nesse texto.

Principalmente diante dos rumos que a TI tem tomado ao longo dos anos, tornar a sua empresa sedutora para candidatos e ir além de atrair, mas procurar reter talentos se torna crucial para sobreviver nesse mercado. Por conta disso, a terceirização tem sido uma saída utilizada para essas situações em muitas empresas.

Você sabe o que é a terceirização?

A terceirização consiste em contratar uma empresa ao invés da admissão direta de um profissional para realização de uma função meio e não fim disponível na empresa. Isso é realizado por meio de um contrato de prestação de serviços.

Essa metodologia oferece vantagens para a sua empresa, como a redução de encargos com esse profissional, bem como a diminuição dos riscos trabalhistas, vantagens como protocolos de segurança maiores e mais eficientes, redução do turn over, otimiza as atividades da empresa agregando valor para o seu negócio e permite uma visão melhor da gestão. Nesse outro artigo podemos te ajudar a entender melhor sobre recurso basta clicar aqui.

Mas como saber se é o momento de levar essa solução para dentro de sua empresa? Se sua empresa preenche um ou alguns dos requisitos abaixo é hora de considerar uma terceirização para ganhar agilidade em seus projetos.

1. Atração e Seleção de Candidatos em TI

A sua empresa está sofrendo constantemente com vagas abertas e falta de profissionais capacitados para ocupar os cargos? Muitas empresas de TI tem passado por esse fator como vimos anteriormente, no gráfico abaixo é possível identificar as vagas criadas até fevereiro de 2020.

Vagas de TI 2020 e Terceirizar
Fonte: revista exame

Empresas especializadas em alocação de mão de obra em TI podem oferecer profissionais completos em menor tempo e com maior assertividade, por serem especializadas em recrutamento.

Além disso, possuem programas de desenvolvimento constantes acompanhando o clima de sua equipe e desenvolvendo as habilidades desses profissionais. Portanto, se você está com problemas para suprir vagas é o momento de considerar a terceirização.

2. Como está a visibilidade da área de TI?

De ante mão trazemos a importância que tem a sua equipe de TI acompanhar constantemente todos os recursos dessa área. Se você não está conseguindo, cuidado! Pois isso trará descontrole e problema para o departamento.

Em outras palavras, a visibilidade significa conhecer conhecer toda a infra estrutura como servidores, provedores, IP, softwares e também as informações de dados e pessoas. E quando falamos de pessoas aqui, significa que é preciso monitorar e delimitar quem tem acesso às informações, bancos de dados e sistemas em geral.

Além disso, a cultura da sua organização deve estar adequada para manutenção desse controle. Portanto se este for o seu caso é importante procurar uma empresa que especializada que possa ajudar a organizar os recursos e construir essa cultura de manutenção.

Essas empresas podem, por exemplo, fazer um filtro para ajudar identificar o que é necessário e o que não é, com isso é possível cortar custos, escolher os melhores fornecedores e entender, se nenhum recurso está subestimado. Mas cuidado! É importante revisar tudo com cautela, contar com quem tem experiência pode evitar dores de cabeça posteriores.

3. Como está a sua segurança digital?

Outro fator que você precisa considerar hoje é a segurança de sua empresa. Um estudo divulgado pelo Global Risk Report 2021, considerou que os ataques cibernéticos estão entre os cinco maiores riscos que podem ocorrer nas empresas nos próximos dois anos.

Esses ataques ocorrem de várias formas e o mais comum para empresas corporativas atualmente é o ransomware. Que consiste em uma invasão na qual o hacker sequestra de informações e dados de uma empresa pedindo resgate para a restituição desses dados.

Portanto, se a sua empresa trabalha com grandes quantidades de dados, independente do tamanho dela e você não está conseguindo dar atenção adequada à segurança, está na hora de procurar ajuda de uma equipe especializada nas melhores soluções para aplicar em sua empresa. A terceirizada poderá trazer ideias novas considerando os dados sensíveis, melhores backups e outros fatores para ajudar nas melhores escolhas para você!

4. Como está sua gestão da TI?

Você é daqueles que sofrem com drivers desatualizados, dificuldade de iniciar o sistema, excesso de programas desnecessários e problemas de conexão com sua internet? Caso sua resposta seja sim, pode ser que a sua equipe esteja sobrecarregada. E quando isto acontece os profissionais passam o tempo todo apagando incêndios ao invés de promover o desenvolvimento da área de TI.

Esse é um forte indício que a terceirização pode ser a solução para você, com ela você pode optar por alguém para suprir as necessidades básicas e de resolver problemas, por exemplo. Ou pode optar por uma gestão especializada que vai agregar ainda mais valor ao setor trazendo ideias inovadoras para sua companhia.

5. Inovação

Como está a inovação na área de TI da sua empresa? Porque se sua equipe não consegue acompanhar as novidades do mercado e promover uma cultura inovadora, é o momento de terceirizar. A TI é um mercado fluído, que passa constantemente por mudanças, fazer apenas o “feijão com arroz”, pode te deixar para trás com relação aos concorrentes.

Na atualidade o setor de TI tem que se desenvolver e adotar metodologias ágeis para acompanhar o mercado. Outro fator importante que precisamos considerar é reavaliar constantemente os recursos utilizados. Porque com o passar do tempo, além das tecnologias irem evoluindo, sua empresa pode criar novas demandas.

É importante avaliar se não existem soluções inovadoras que podem suprir essas novas demandas e as antigas. Tudo isso deve ser um processo contínuo e se você não tem tempo para isso, pense em contratar profissionais capacitados de uma terceirizada.

Diagnóstico e tomada de decisão: momento de terceirizar

Se diante dessas informações você identificou um ou mais itens que a sua empresa está em falta, é o momento de você terceirizar as funções de sua TI com o intuito de impulsionar a sua área.

Para isso considerar uma empresa especializada em recrutamento de pessoas da área, com experiência de mercado para te conduzir nas melhores decisões pode ser o diferencial.

Isso porque esse parceiro pode fazer um diagnóstico junto a você e encontrar as falhas para sugerir quais lacunas a sua empresa precisa de suprir na área de tecnologia da informação e auxiliar na melhor alocação do seu capital humano.

A Zummit é especializada em conectar profissionais espetaculares a oportunidades desafiadoras. Converse com a gente hoje mesmo.

Fontes:

https://brasscom.org.br/ti-precisa-de-420-mil-novos-profissionais-ate-2024/

https://exame.com/bussola/confira-dicas-para-proteger-a-sua-empresa-de-ataques-ciberneticos/

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis