Primeira vaga tech

Primeira vaga tech

O mercado de trabalho na área de tecnologia, mesmo com toda a onda de demissões, é o que mais cresce. Só no terceiro trimestre de 2022 houve um aumento de 22% segundo a Pesquisa de Mercado Brasiliero de TI. Porém, ainda existem dúvidas entre os profissionais que desejam migrar de carreira e iniciar no mundo tech. Você sabe por onde começar? O que é ser um profissional de TI? Se esse é o seu caso, trouxemos algumas dicas para iniciar carreira no universo da tecnologia da informação.

O que são vagas tech

Vagas tech são oportunidades de trabalho envolvendo empresas do setor de tecnologia, que desenvolvem habilidades técnicas específicas, como programação, análise de dados, design de interfaces, engenharia de software, segurança da informação, entre outras áreas relacionadas à tecnologia da informação. 

As vagas tech geralmente fornecem conhecimentos avançados em computação, matemática e/ou ciência da computação, além de habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, comunicação efetiva e resolução de problemas. Essas vagas podem ser encontradas em empresas de todos os portes, desde startups até grandes empresas, e costumam oferecer benefícios competitivos, além de oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira.

Caminhos para se tornar profissional de TI

A demanda de profissionais de TI é alta e aqueles mais bem qualificados são escolhidos para ocupar as melhores vagas. Existem alguns caminhos para quem quer se tornar um profissional de TI e, para quem quer se aprofundar, é necessário se atentar a alguns deles.

Uma das formas mais tradicionais de se tornar um profissional de TI é por meio de uma iniciação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou áreas afins. Esses cursos oferecem uma formação completa e sólida em programação, desenvolvimento de sistemas, banco de dados, redes, segurança da informação, entre outras áreas de TI.

Outra opção é fazer cursos técnicos de TI que oferecem uma formação mais rápida e focada em áreas específicas, como programação, desenvolvimento web, banco de dados, redes, entre outras. Esses cursos costumam ter uma duração menor e um custo mais acessível.

Muitas pessoas também aprendem TI de forma autodidata, por meio de livros, tutoriais, vídeos e outras fontes de aprendizado disponíveis online. Essa opção pode ser mais desafiadora, mas permite que as pessoas aprendam no próprio ritmo e conforme suas necessidades.

Os bootcamps são programas intensivos de treinamento em TI que visam fornecer uma formação completa em um período relativamente curto de tempo, geralmente alguns meses. Esses programas geralmente são focados em áreas específicas, como desenvolvimento web, ciência de dados ou cibersegurança.

Ao aprender habilidades técnicas, é importante mostrar suas habilidades em projetos práticos. Crie um portfólio de trabalhos e projetos, que pode incluir código-fonte, relatório, apresentações e outros documentos relevantes.

Projeção de vagas para 2023 no mercado tech?

Em Janeiro de 2022, haviam 24 mil vagas abertas para os 25 cargos de tecnologia, no mesmo período de 2023 houve um aumento de 38%, segundo um estudo realizado pela plataforma de inteligência de vendas Cortex em pedido da Forbes Brasil.

Dentre as 25 profissões que estarão em alta no Brasil no ano de 2023, 10 são de tecnologia, segundo o LinkedIn. Ou seja, mesmo com a crise das big-tecs como Amazon, Google, Meta e Microsoft, o setor de TI continua a todo vapor e com uma alta demanda por habilidades técnicas desde desenvolvimento de software até segurança cibernética e análise de dados continua a crescer.

Independentemente do caminho escolhido, é importante que o profissional de TI esteja sempre atualizado com as novas tecnologias e tendências do mercado, participando de cursos, treinamentos e eventos da área.

Você também pode se interessar por:
Como está o mercado de TI após ondas de demissões

Como se preparar para uma entrevista tech

Existem algumas etapas que você pode seguir para aumentar suas chances de sucesso em uma entrevista tech. Listamos algumas dicas para te ajudar:

Antes da entrevista, pesquise a empresa para entender sua missão, valores, produtos ou serviços e cultura organizacional. Além disso, pesquise sobre as tecnologias que a empresa usa, para que você possa se preparar.

Analise a descrição da vaga e faça uma lista das habilidades e tecnologias exigidas, revise os principais conceitos e tecnologias relevantes para a posição. Certifique-se de estar atualizado com as tecnologias mais recentes e práticas para a solução de problemas e o desenvolvimento de projetos relevantes.

Esteja preparado para responder às perguntas técnicas durante a entrevista. Isso pode incluir perguntas sobre algoritmos, programação, banco de dados, segurança cibernética e outras áreas técnicas relevantes.

Esteja preparado para responder a perguntas sobre sua experiência e habilidades técnicas, mas também seja capaz de se comunicar efetivamente sobre sua personalidade, objetivos e experiências. Pratique suas habilidades de comunicação com amigos ou familiares antes da entrevista.

As perguntas comportamentais podem ser tão importantes quanto as perguntas técnicas. Esteja preparado para falar sobre suas habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de projetos, resolução de conflitos e outras habilidades pessoais relevantes para a posição.

Seguindo estas dicas, você estará bem preparado para uma entrevista de emprego no setor de tecnologia.

Precisa de uma empresa para realizar a seleção de candidatos qualificados para TI?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso.

O mercado está tão concorrido, que hoje vivenciamos uma corrida por uma mão de obra primorosa e rara. E nós temos esses profissionais!

Com mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Todos os dias, portanto, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

Clique aqui e entre em contato.