Saiba de uma vez por todas o que é o People Analytics

People Analytics é um método de gestão de pessoas baseado na coleta e análise de dados sobre o time de profissionais de uma empresa. Trata-se de um processo que coleta, organiza e analisa diferentes dados relacionados ao comportamento dos colaboradores com o objetivo de identificartendências e aprimorar a gestão estratégica de pessoas. Essa estratégia torna o RH mais estratégico, otimizando processos, diminuindo a rotatividade, melhorando a atração de talentos. Assim, no post de hoje saiba de uma vez por todas o que é o People Analytics e como essa metodologia pode apoiar o seu negócio.

“O novo petróleo”

Você já deve ter ouvido falar que “os dados são o novo petróleo”. Desde que Clive Humby, um matemático especializado em ciência de dados, falou essa frase, ela não parou mais de ser repetida. E é fácil entender o motivo: estamos na era da tecnologia, uma das nossas matérias primas mais valiosas é a informação. O bom é que, diferentemente do petróleo, essa matéria prima é inesgotável, infinita. O desafio, portanto, é “refinar” as informações e usá-las com inteligência para gerar mais resultado para os negócios. 

O que o People Analytics tem a ver com isso?

A maioria das empresas já entendeu a importância da coleta de dados para se manter num mundo cada vez mais competitivo. Mas, na prática, a cultura engessada de algumas companhias se torna uma barreira para uma visão mais abrangente de como os dados podem gerar mudanças positivas. 

É aí que entra o People Analytics, uma metodologia que tem gerado melhorias significativas no desempenho de RH das empresas. Portanto, trata-se de uma gestão baseada em dados, que coleta, organiza e diagnostica informações sobre as equipes por meio de softwares que cruzam os dados de diversas fontes e fazem uso de big data e inteligência de dados.

Quais as vantagens?

São inúmeras as vantagens, dentre elas: o People Analytics, permite a otimização de processos seletivos, aprimora o desenvolvimento de pessoas, pode ajudar a reduzir o turnover (rotatividade dos funcionários), permite que sejam feitas inúmeras análises relacionadas à produtividade e, desta forma, auxilia os processos de decisão. Ou seja, é possível acompanhar de perto e de forma imediata fatores como o engajamento, produtividade e a satisfação das pessoas na empresa. E, portanto, é uma importante ferramenta na mão dos executivos uma vez que eles poderão descobrir novas tendências, lacunas, forças e problemas das suas equipes e da empresa como um todo.

Entenda melhor:

Maior controle dos processos de RH – O People Analytics vai ajudar a controlar, de forma mais simples e eficiente, o clima organizacional; o plano de cargos e salários; os processos seletivos; as ações de treinamento e desenvolvimento. Tudo isso interligado, num único sistema, que fornecerá dados consistentes para uma boa tomada de decisões.

Por exemplo, contratar pessoas com base em dados torna o processo seletivo mais analítico e garante a escolha de profissionais que estejam realmente alinhados ao perfil da empresa.

Quais são os níveis de analytics e quais informações trazem?

Segundo a Gartner, o Analytics é composto por quatro níveis de classificação, e cada um deles se define pelo tipo de informação que oferece a partir da análise dos dados. Os níveis são:

Descritiva – Nesse nível, o Analytics é usado para obter a descrição de um evento já ocorrido. Ferramentas de BI são bastante utilizadas pelas empresas para esse tipo de análise.

Diagnóstica – É possível apurar as causas de um problema utilizando técnicas avançadas para extrair dados e estatísticas.

Preditiva – Nessa fase, as informações extraídas de dados históricos ajudam a prever eventos futuros — quando alinhadas a dados e estatísticas avançadas.

Prescritiva – Por fim, na fase mais avançada, é possível obter uma perspectiva de problemas futuros, descobrindo o que pode ser feito para resolvê-los. Assim, é possível minimizar os impactos para a equipe de trabalho e para a produtividade da empresa.

Assim, ao realizar análises, é possível obter diferentes informações com cada um deles.

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Como implantar?

O primeiro passo é a escolha do software. Hoje existem várias empresas no mercado que oferecem soluções para a implantação do People Analytics. Depois da escolha do software, é importante treinar a sua equipe de RH para o uso correto da ferramenta. Essa etapa é fundamental para que a sua equipe consiga extrair ao máximo das potencialidades que a metodologia pode oferecer.

Depois é importante avaliar quais dados a sua empresa já possui e quais ainda vai precisar. Mas aqui vai uma dica: comece com os dados já disponíveis e depois vá aprimorando o uso da ferramenta. Não espere ter tudo em mãos para começar. Mesmo com dados limitados, você pode gerar importantes insights.

Outra dica é focar a análise dos dados naquilo que é realmente relevante para o seu negócio. Cuidado para não se perder no meio de tantas informações. Estabeleça prioridades e concentre-se nelas.

Por fim, para que você consiga ver efetividade nessas ações, é importante definir e acompanhar métricas e indicadores de gestão de pessoas.

Resumindo…

Aqui você viu a importância da análise de dados na gestão de pessoas. Afinal, a riqueza não está no volume de dados, mas na análise que é feita a partir deles e de como você irá usá-los.

Quer sair na frente no mercado? Transforme o “novo petróleo” em riqueza para a sua empresa com a coleta estratégica de dados sobre seus colaboradores, com a análise e refinamento desses dados e, claro, com metas e planos de ação.

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