Método ágil: Saiba o que é e como implementar em sua empresa

Método ágil: Saiba o que é e como implementar em sua empresa
10 meses atrás

A metodologia ágil é o que direciona as empresas em busca de melhores resultados e aumento na produtividade. Em resumo, o objetivo é: melhorar a produtividade, conduzindo os processos de maneira mais rápida e com menos custos. É o que toda em empresa quer, concorda? Mas nem todo mundo conhece essa metodologia ou sabe como usá-la no dia a dia corporativo. Quando, na verdade, trata-se de um modelo facilmente aplicável no contexto corporativo: fácil de entender, barato de aplicar e com resultados incríveis. Conheça os fundamentos do método ágil: saiba o que é e como implementar em sua empresa.

Entendendo o conceito

Metodologia ágil é um conceito fascinante de desenvolvimento de produtos e soluções. É uma forma de conduzir projetos que busca dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas. Ela é baseada em processos de trabalho mais ágeis, mais flexíveis, eficientes e dinâmicos, com mais interatividade e com menos obstáculos. Tudo isso durante todas as etapas de um projeto: da concepção até a sua finalização. Assim, objetivo é melhorar fluxos de trabalho, aumentar a produtividade de projetos e elevar as perspectivas de sucesso do seu negócio.

Não se trata apenas de rapidez, mas de aumentar também a eficiência das atividades e ter mais qualidade (com foco no cliente), com melhores resultados. Ou seja, reduzir atritos, diminuir os obstáculos, cortar trabalhos desnecessários.

É uma maneira de revolucionar a rotina operacional, integrando o time de desenvolvimento com os clientes. E isso resulta em uma experiência mais gratificante e enriquecedora para todos os envolvidos, bem como em uma melhor qualidade de entrega.

Os fundamentos da metodologia

Em 2001, uma equipe de desenvolvedores reconhecidos se juntou em Utah, nos EUA, para discutir maneiras de desenvolvimento mais leves com base em suas experiências. Eles assinaram um documento chamado “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”.

Eles definiram 12 princípios da metodologia ágil, além de 4 fundamentos-chave:

1 – Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;

2 – Software funcionando acima de documentação abrangente;

3 – Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos;

4 – Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano.

No final deste post você vai ver os 12 princípios da metodologia.

Quais as vantagens de aplicar a metodologia ágil nas empresas?

As empresas adotam metodologias ágeis por diversos motivos. Dentre as principais razões estão: acelerar a entrega de produtos, aprimorar a habilidade de gerenciar prioridades, melhorar a produtividade, reduzir riscos associados a projetos, maior previsibilidade dos projetos, redução de custos, além de respostas rápidas para imprevistos e alterações.

Como iniciar uma jornada baseada na metodologia ágil?

Adotar a metodologia ágil na gestão de projetos é relativamente simples. No entanto, trata-se de uma mudança estrutural, operacional e estratégica dentro das empresas. Dessa forma, deve ser um processo cuidadoso. Mudar é possível e viável, mas é importante ficar atento para que nenhum detalhe se perca no caminho. Afinal, a metodologia ágil costuma causar um efeito dominó – uma vez que sua empresa consiga aumentar a agilidade na gestão de processos de um projeto, a tendência é que todas as demais tarefas sejam influenciadas.

Abaixo está um passo a passo importante para adoção da metodologia:

1 – identifique quais setores, produtos e fluxos de trabalho criam valor para o negócio; mapeie processos que podem se beneficiar de maior dinamismo e agilidade.

2 – Crie fluxos de valor, de maneira a dar um sentido mais organizacional nas entregas e no reporte de resultados.

3 – Identifique os times e suas missões, buscando potencializar sua entrega de valor. Aqui, define-se também as ferramentas e frameworks ágeis.

4 – Identifique as melhorias e avanços necessários no que diz respeito à tecnologia ou equipe, com o objetivo de mudar a cultura organizacional e habilitar aplicação da metodologia ágil.

5 – Por fim, é hora de definir o roadmap de implementação.

Metodologias ágeis X Metodologias tradicionais (Modelo Cascata)

O método mais tradicional de gestão de projetos é o que se chama de “cascata”, uma metodologia extremamente linear e sequencial, com processo de desenvolvimento ou criação dividido em fases. Ou seja, há pouco espaço para desenvolver a solução, testá-la, aplicar melhorias e abordar o mercado. É uma metodologia que foca muito mais no produto do que no cliente e em suas necessidades.

É uma metodologia ruim ou errada? Não. Ela pode ser ideal para certos tipos de negócios, que necessitam de uma gestão mais estruturada — porém, que durante suas entregas não experimentam novidades no processo produtivo.

Já na metodologia ágil, em vez de ficar preso a um cronograma único, o trabalho é dividido em sprints, com entregas específicas. Essas entregas são definidas de acordo com seu valor para o cliente. Portanto, quanto maior, mais rapidamente deve ser desenvolvida. Em caso de atrasos, o projeto segue a dinâmica de prioridades, com as sobras sendo alocadas para sprints futuros. Na metodologia ágil o envolvimento com o cliente é essencial — e ele deve ser feito da maneira mais proveitosa para a empresa e para o cliente.

De forma resumida, essas são as principais diferenças:

Metodologias tradicionaisMetodologias ágeis
Previsibilidade de resultadosMudanças constantes a partir das revisões
Projeto com escopo linearEscopo baseado em ciclos de utilização
Cronograma detalhadoCronograma em blocos de tempo
Orçamento definidoOrçamento distribuído conforme os resultados

Lembra que falamos lá atrás dos princípios da metodologia ágil? Aqui estão:

  1. Ter como prioridade a satisfação do cliente por meio de entregas de valor contínuas e rápidas;
  2. Ser receptivo a alterações nos requisitos em qualquer fase do processo. Aliás, ambientes mutáveis são empregados em toda etapa do projeto para entregar ao cliente vantagem competitiva;
  3. Realizar entregas frequentes (do produto ou serviço) no menor período de tempo possível;
  4. Manter a colaboração das partes envolvidas em todo o projeto, diariamente;
  5. Fornecer o ambiente, as ferramentas e o suporte necessários aos indivíduos do projeto, além de acreditar neles para realizar as atividades;
  6. Estimular a comunicação pessoal, que transmite as informações necessárias ao time de colaboradores, sendo o meio mais eficiente. Nesse ponto, atenção especial para reuniões presenciais, consideradas mais eficazes para o sucesso do projeto;
  7. Um produto final de trabalho corresponde à medida final do êxito. No caso da tecnologia, a medida primária de progresso consiste no software em funcionamento;
  8. Os profissionais envolvidos no processo precisam manter um ritmo constante, de modo indefinido, pois fluxos ágeis estimulam um desenvolvimento sustentável. Da mesma maneira, o desenvolvimento sustentável é feito por intermédio de processos ágeis, por meio dos quais as partes interessadas conseguem manter um ritmo contínuo e cíclico;
  9. Manter atenção frequente à excelência de design e técnica eleva ou aprimora a agilidade;
  10. Eliminar o máximo de esforços que não geram valor ao produto, pois a simplicidade é fundamental;
  11. Equipes auto-organizáveis propiciam os melhores designs e arquiteturas, além de atenderem aos requisitos do projeto,
  12. Por meio de intervalos regulares, o time de colaboradores do projeto reflete sobre como melhorar a sua eficiência e eficácia para otimizar o seu comportamento.

Por fim, a aplicação adequada da Metodologia Ágil depende de uma série de fatores. Um deles é a tecnologia.

Quer implementar a metodologia na sua empresa?

Conte com a gente nisso! Vamos te apoiar em todas as etapas. No planejamento, na definição de projetos, na escolha das melhores tecnologias e sistemas e também na contratação de um time especializado.

Com mais de 10 anos de mercado, nós desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Dessa forma, todos os dias, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis