3 desafios comuns do outsourcing de TI e como superá-los

3 desafios comuns do outsourcing de TI e como superá-los
9 meses atrás

Quantas vendas são perdidas porque o cliente desistiu de comprar, devido ao sistema lento? Quanto de receita se perde quando clientes abandonam seu serviço por falta de um canal de suporte eficiente? Quanto sua empresa já deixou de faturar por não ter uma plataforma de compras intuitiva e amigável? Esses são grandes desafios do mundo atual – com interações cada vez maiores no universo digital. Solucionar estes problemas vai exigir das empresas um engajamento estratégico com projetos de tecnologia. E, muitas vezes, será necessário ter um parceiro especializado para caminhar lado a lado, por meio da terceirização. No post de hoje, você vai conhecer os 3 desafios comuns do outsourcing de TI e como superá-los.

1- O principal desafio: a contratação de profissionais

Não é novidade: o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. E isso afeta não só quem busca uma nova oportunidade de emprego, mas também as empresas que estão à procura dos melhores profissionais. Este desafio é ainda maior quando falamos da atração e retenção de talentos na área de tecnologia. Para ter uma ideia, a procura de profissionais em algumas funções na área de TI já chegou a crescer mais de 600% só em 2020.

A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) calcula que em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos de trabalho na área de TI, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área. Serão necessários cerca de 70 mil profissionais ao ano para que as vagas sejam completamente ocupadas.

Do lado oposto está a alta demanda das empresas, que muitas vezes têm urgência na formação do seu time de TI. E uma solução eficaz é a terceirização. No entanto, com a altíssima procura por profissionais de TI no mercado, mesmo as empresas especializadas em recrutamento podem ter dificuldade na seleção e contratação do time de tecnologia.  

Como resolver?

É necessário ter um processo de recrutamento ágil, assertivo, e focado em profissionais especializados, com alta performance.

As empresas de recrutamento especializadas em profissionais de TI possuem um banco de talentos ou uma rede de relacionamentos que facilitam a busca dos melhores profissionais do mercado e podem acelerar o processo de contratação. Isso facilita o preenchimento de vagas estratégicas, com profissionais já certificados e experientes. Ou seja, terceirizar a contratação pode aumentar a produtividade, reduzir o turnover e trazer ganho de tempo.

2- Outro desafio é conquistar alta performance do time de TI

Não basta preencher as vagas. Se o time não for altamente capacitado para o projeto, dificilmente você terá os resultados esperados. E no universo de tecnologia, há inúmeros conhecimentos específicos. Quanto mais especializado é um profissional, mais raro ele se torna no mercado. E, consequentemente, mais disputado entre as empresas.

O que queremos dizer aqui é que profissionais de alta performance são essenciais para projetos de produtos digitais. Portanto, eles são peça-chave que farão o seu projeto decolar!

Como resolver?

É quase como procurar agulha no palheiro. Mas geralmente as empresas especializadas em Outsourcing já sabem o caminho das pedras. Elas usam a própria tecnologia para chegar até o profissional mais adequado para a vaga. Os processos de seleção e atração de candidatos usam recursos de inteligência artificial, business intelligence e triagem automatizada dos currículos. Há ainda entrevistas estruturadas, testes técnicos e de perfil, que ajudam na escolha dos melhores profissionais. Tudo isso é feito por recrutadores especializados no mercado de software.

3- Não basta contratar os melhores profissionais. É importante retê-los

O fluxo de entrada e saída dos profissionais pode afetar o desempenho dos seus projetos de TI. Tanto do ponto de vista de custos (porque o processo de contratação de um novo profissional é oneroso), quanto do ponto de vista processual. Afinal, perde-se o histórico das atividades. Ou seja, é desafiador manter um time de TI integrado e alinhado aos objetivos da companhia.

E mais… O Brasil é o país com o maior índice de rotatividade do mundo. O país registrou 56% de aumento no turnover, à frente do Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%). Dentro deste cenário, as empresas que mais sofrem com o turnover são das áreas de tecnologia da informação e finanças, em função da alta competitividade e cobiça por profissionais qualificados.

Como resolver?

Vai ser cada vez mais necessário ter um parceiro de TI ao seu lado. Uma consultoria inteligente e com alta capacidade de gestão que, além de entregar recursos, saiba como gerenciá-los de forma ágil. Estratégias de retenção de equipes, engajamento, acompanhamento de resultados é fundamental.

Resumindo…

No post de hoje, você conheceu os 3 desafios comuns do outsourcing de TI e como superá-los.

A sua empresa parceira de Outsourcing deve ter um processo de recrutamento ágil, seguro e muito transparente. Só assim, ela vai conseguir alocar os melhores profissionais no seu projeto de produto digital. Mas não é só isso… A gestão da equipe é peça-chave para conseguir atingir as metas, reduzir custos e garantir a sustentabilidade dos projetos. Pra isso, você vai precisar de uma consultoria experiente, especializada e altamente engajada com os seus objetivos.

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Com nossos mais de 11 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção dos profissionais da área de TI. Por sermos especialistas melhoramos os índices de nossos clientes de outsourcing e body shop.

Afinal, como fazemos isso? Digitalizamos nosso processo de seleção e de monitoramento desse profissional. Em outras palavras, no recrutamento trabalhamos com uma metodologia de inteligência artificial que possui reconhecimento da linguagem humana e faz uma prévia seleção de currículos. Depois um especialista em RH seleciona os melhores candidatos e conduz entrevistas estruturadas que podem ser on time, ou podem ser gravadas.

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