4 motivos para terceirizar a TI da sua empresa

4 motivos para terceirizar a TI da sua empresa

Parece clichê falar que as empresas devem focar naquilo que é o cerne do seu negócio, mas este conceito nunca esteve tão atual. Seja no ramo de serviços, da indústria ou do comércio – cada vez mais temos uma tendência de especialização. Não basta ter um bom profissional de TI, muitas vezes, você vai precisar de um especialista em determinada atividade ligada à tecnologia. É por isso que a terceirização é uma boa estratégia e hoje você vai conhecer 4 motivos para terceirizar a TI da sua empresa.

1. Mais facilidade na contratação e seleção é um dos motivos para terceirizar a TI da sua empresa

Achar um bom profissional de TI nunca foi tão difícil e disputado. Os melhores técnicos já estão atuando no mercado de trabalho e, certamente, você não tem tempo ou conhecimento aprofundado na área para tutorear um estudante ou um recém-formado.


Com um mercado extremamente aquecido, sabemos que a agilidade na contratação também é um fator primordial pra conseguir formar um time de TI ou trazer um bom profissional pra “dentro de casa”.

É por isso que as empresas especializadas na maioria das vezes têm vantagens nesse aspecto. Elas possuem um banco de talentos ou uma rede de relacionamentos que facilitam a busca dos melhores profissionais do mercado e podem acelerar o processo de contratação. Isso facilita o preenchimento de vagas estratégicas, com profissionais já certificados e experientes. Ou seja, terceirizar a contratação pode aumentar a produtividade do seu time, reduzir o turnover e trazer ganho de tempo.

2. O foco está no seu negócio

Mais do que nunca, os negócios precisam estar conectados com aquilo que é o seu maior propósito. E empresas que estão 100% empenhadas em aprimorar a sua estratégia muitas vezes não conseguem formar equipes de performance em setores que não estão diretamente relacionados ao seu negócio principal. Áreas como Recursos Humanos, Governança, TI e Comunicação acabam tendo menos investimento e menos avanços.


Uma das estratégias que vêm sendo muito adotadas é a terceirização, especialmente com profissionais de TI. Isso porque as ferramentas digitais são hoje um ativo essencial para as empresas. Podemos dizer que estamos no auge de uma profunda transformação digital e precisamos nos adaptar.


A tecnologia está aí – a favor dos profissionais e das empresas – e, se usada em prol do desenvolvimento do negócio, trará cada vez mais ganhos de curto, médio e longo prazo, trazendo mais unicidade, segurança e eficiência aos processos e às equipes de trabalho.


É aí que a terceirização pode ajudar. Muitas vezes as empresas não estão dispostas a investir em grandes equipes de TI ou nem conhecem a fundo este mercado. E é comum escorregarem em dois erros estratégicos:
1) Não avançarem no mesmo ritmo que os seus concorrentes;
2) Ou contratarem equipes despreparadas, investindo capital sem ter muito resultado.

Contudo, o problema é que nem sempre conseguem diagnosticar o erro a tempo. E hoje, num universo cada vez mais conectado e digital, isso pode ser uma grande falha estratégica.

3. O profissional certo gera mais resultados. Esse é um dos motivos para terceirizar a TI da sua empresa

Internet das coisas, Inteligência Artificial, robotização – com um mundo cada vez mais conectado às novas tecnologias, a área de TI deixou de ser um setor de apoio dentro das organizações. Quem quer acompanhar as evoluções, precisa colocar a tecnologia aliada à estratégia do negócio.


Por isso é fundamental contratar profissionais especializados para atuar diante de diferentes desafios. É isso o que vai definir o grau de maturidade do setor de TI. E, consequentemente, é isso que vai gerar os resultados esperados.


Desta forma, não existe outro caminho a não ser este: contratar bons profissionais e conectar os desafios de TI aos desafios do negócio.

4. Economia de tempo e redução de custos na terceirização

Com a terceirização, sua empresa conseguirá resolver problemas com mais agilidade. Além disso, se você tiver uma equipe especializada – com profissionais de diferentes ramos de atuação, como por exemplo, programação, sistemas e infraestrutura -, certamente ela te trará mais resultados em menos tempo. Desta forma, os seus projetos de TI serão muito mais assertivos, o que gera economia de recursos e diminuição do custo de operação.

A terceirização é ideal para todas as empresas?

Sim. A terceirização é uma excelente opção para quem quer economizar tempo para se dedicar ao seu negócio, reduzir custos de contratação e desligamento de profissionais, ter maior qualidade das entregas, maior controle dos serviços executados e, acima de tudo, ter o suporte de especialistas em TI, com uma equipe de alta performance. Isso vale para as pequenas e grandes companhias.


Acelerar a transformação digital, aperfeiçoar, reorganizar e atualizar o modelo de trabalho de equipes, com o foco em tecnologia e inovação. Essas são as bases em que acreditamos para o crescimento das empresas, para a evolução e a transformação pelo qual o mundo está passando.


Por fim, não importa em qual setor você atue, você precisa de um time de TI que esteja preparado para lidar com a realidade do universo virtual. E nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso. Somos especializados em conectar profissionais espetaculares a oportunidades desafiadoras.

Tudo isso faz sentido pra você? Entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

Nós da Zummit temos mais de 10 anos de mercado, somos especialistas em unir profissionais diferenciados a oportunidades desafiadoras. Atuamos em grandes empresas e estamos preparados para te ajudar no que for preciso. Clique aqui e solicite uma proposta.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis