5 maneiras para se manter atualizado no mercado de TI

5 maneiras para se manter atualizado no mercado de TI

A procura por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670% só em 2020. Hoje, mais de 100 mil vagas de emprego estão abertas na área de TI e as empresas encontram dificuldade de preencher essas posições. A questão é: isso pode checar a um déficit acumulado de quase 800 mil profissionais de TI em 2025. Esses dados nos mostram que as empresas estão em busca de profissionais qualificados para preencher oportunidades do mercado. Portanto, isso traz uma reflexão sobre as 5 maneiras para se manter atualizado no mercado de TI.

Os desafios do mercado

No Brasil, desde o início da pandemia, houve 85 mil novas vagas para quem lida com tecnologia. Em contrapartida, para algumas funções, em São Paulo, a procura por profissionais cresceu mais de 600% em 2020. Os cargos de analista de sistemas, analista de suporte, analista de business intelligence e desenvolvedor foram os que mais cresceram no país. 

São dados que, portanto, trazem um alerta para o famoso “apagão tecnológico”, que é uma preocupação diante da dificuldade de achar mão de obra especializada.

Segundo o jornal O Globo, existe uma necessidade de 797 mil profissionais de TI nos próximos cinco anos. De acordo com a Brasscom, associação do setor, 20 entidades, entre empresas e instituições, uniram-se para formar sua própria mão de obra de tecnologia de informação. Esse movimento em busca de profissionais é encabeçado pela XP Inc. e pelo iFood e vai atuar com jovens que ainda estão no ensino médio e na capacitação de desempregados. 

E quem já está no mercado de trabalho… De que maneira pode se manter atualizado no mercado de TI?

Hoje existem vários meios de consumir novidades e tendências do setor de tecnologia, como blogs, perfis em redes sociais, canais de Youtube — não só que falam sobre o setor, mas que também trazem especificidades e nichos. Abaixo você vai conferir 5 dicas para se manter antenado neste mercado que está em constante metamorfose.

1- Fique atento às notícias do setor de tecnologia

A dica é você configurar alertas de e-mail que irão sinalizar se um novo conteúdo online estiver disponível. Você ainda pode filtrar a informação, configurando o alerta apenas para notícias sobre um termo específico, ou uma combinação de temas. Você também pode assinar revistas eletrônicas especializadas na área de TI, sem nenhum custo.

2- Participe de seminários, conferências e cursos

Invista em cursos, seminários e conferências (presenciais ou online). Esse tipo de evento, além de manter você atualizado, é muito importante como networking. São oportunidades de estar em contato com as principais autoridades e com fornecedores da indústria de TI.

Participar de hackathons também é uma ótima estratégia. Esse tipo de evento reúne diferentes profissionais de TI em maratonas de trabalho. O objetivo é criar soluções e inovações tecnológicas para resolver um determinado “problema”. É uma excelente oportunidade de se manter atualizado e ainda testar a sua capacidade de formatar novas ideias dentro de um negócio em movimento.

3- Participe de comunidades online e siga experts da área

Comunidades online de usuários têm sido ferramentas úteis para os profissionais de TI. A maioria delas têm fóruns de discussão, FAQs, bases de conhecimento etc. É uma ótima oportunidade para trocar experiências e conhecer pessoas da mesma área de atuação. Dessa forma, outra dica é seguir experts da área de TI, que são especialistas e produzem conteúdo relevante. Geralmente esses profissionais fazem uma curadoria melhor do que é tendência, dando insights sobre uma nova solução ou ferramenta tecnológica. 

4- Consuma conteúdo em blogs especializados

Os blogs estão em alta e são uma ótima maneira de buscar informações sobre temas específicos. Geralmente são boas oportunidades de acompanhar as tendências na área de TI. Aqui, no blog da Zummit, tem uma série de conteúdos do setor de tecnologia. Toda semana tem um novo texto!

5- Invista em especializações e novas formações

A formação acadêmica continua sendo muito importante como forma de atualização no mercado de trabalho e, em muitos casos, é pré-requisito para participar de processos seletivos. Portanto, faça uma boa pesquisa e busque especializações na área de tecnologia que você mais se identifica. Cursos mais sólidos geralmente são um elo entre as oportunidades do mercado e os melhores profissionais.

Conheça as vagas mais procuradas

Por fim, estão algumas das vagas mais procuradas na área de TI e também as principais habilidades que o profissional precisa desenvolver para conseguir se manter atualizado no mercado:

Analista de Business Intelligence – Esse profissional é responsável por ‘traduzir os dados’ e transformar em conteúdo, que seja facilmente compreensível. Dessa forma, costuma atuar em empresas em áreas de inteligência de mercado e em outras ações e movimentações.

Analista de Tecnologia da Informação – Trabalha na arquitetura de ambientes digitais, seleciona ferramentas que desenvolverão os sistemas e define os seus requisitos e funções.

Engenheiro da Computação – É responsável por integrar recursos físicos e tecnológicos que atendam à eletrônica digital, manutenção de sistemas computacionais e habilidades de programação.

Desenvolvedor ou programador – A função é codificar e testar sistemas, além de fazer correções em softwares com essa tecnologia. Portanto, o profissional deve dominar pelo menos um tipo de linguagem de programação, que pode ser VB.NET, ASP.NET e outras correlatas.

Administrador de Redes – O profissional atua essencialmente com dados e com parte do gerenciamento de redes e servidores, além de trabalhar na estrutura desses ambientes digitais e físicos.

Consultor de Ti – Atua nos processos e decisões de tecnologia de uma empresa. Assim, ele cria diagnósticos para problemas do seu setor e de outros que possam ser resolvidos com a implementação de novas tecnologias ou projetos.

Consultor de Software – Cria o mapeamento de sistemas, suas funcionalidades, adaptações e atende necessidades dos usuários. Portanto, é preciso ter conhecimentos de engenharia e desenvolvimentos de software.

Quer trabalhar em uma empresa especialista na área de TI ou está em busca dos melhores profissionais para o seu time?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso.

O mercado está tão concorrido, que hoje vivenciamos uma corrida por uma mão de obra primorosa e rara. E nós temos esses profissionais!

Com mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Todos os dias, portanto, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis