Dicas para se tornar um profissional de destaque em TI

Dicas para se tornar um profissional de destaque em TI

O setor de Tecnologia da Informação (TI) aponta demanda de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025, somente no Brasil, segundo um relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom). Neste cenário de transformação digital, de um lado está o esforço das empresas para se adaptarem a essa nova realidade – em busca de mais agilidade e eficiência. Do outro lado, estão os profissionais de TI, que buscam se destacar no mercado. Neste texto, você vai ter acesso a dicas para se tornar um profissional de destaque em TI.

Mercado disputado

De acordo com a Brasscom, as oportunidades de trabalho no setor de TI cresceram 14,4% no ano passado. A média é mais do que o dobro do registrado nacionalmente quando se trata de outras áreas. No entanto, o cenário atual aponta para um desafio: o ritmo de formação desses profissionais não acompanha a crescente demanda do mercado. Ou seja, faltam profissionais e também faltam cursos de qualificação.

E, embora sejam disputados pelas empresas há pelo menos quatro décadas, os profissionais de TI (como desenvolvedores, cientistas de dados e engenheiros de software) ganharam um novo protagonismo no mercado de trabalho, especialmente após a pandemia.  Um levantamento da Catho (plataforma de vagas de trabalho) mostra que, no primeiro semestre de 2021, o número de posições para a área de tecnologia foi 17,9% superior ao mesmo período de 2020.

São números que refletem o crescimento acelerado do setor de tecnologia, e deixam clara a urgente necessidade de que a formação profissional também seja ampliada.

Aqui na Zummit, temos um time de especialistas de TI que atendem empresas de todos os segmentos, num ambiente de desenvolvimento e troca de conhecimento constantes. Nossos profissionais separaram 5 dicas para quem quer se tornar um profissional de destaque em TI. Confira!

Busque conhecimento constantemente

Um bom profissional de TI está sempre em busca de atualizações e tem uma base de conhecimentos sólidos. É fundamental buscar qualificação formal na área de tecnologia e, se já possui formação na área, a dica é realizar cursos de atualização (EaD, fóruns, comunidades, Youtube). O importante é não ficar estagnado. Afinal, novas tecnologias e funcionalidades surgem a todo instante.

Opte por uma área e seja especialista

Ser especialista requer conhecer muito bem a base de uma determinada área da tecnologia e ter, ao menos, noções intermediárias de todo o ecossistema em torno dela. Por isso, é importante ter afinidade com essa tecnologia.

Desafie-se!

É importante conhecer diferentes ambientes de TI e ter contato com uma infinidade de tecnologias. Dessa forma, você vai conseguir criar soluções com base em um atendimento de alta qualidade. Estimule um ambiente disruptivo, faça novas coisas todos os dias. Só assim a inovação acontece de verdade.

Melhore a sua capacidade de escuta e comunicação

O profissional de TI vai receber solicitações que muitas vezes são conflitantes com o que já estava planejado. Por isso, é tão importante aprimorar a sua capacidade de escuta e comunicação. Além disso, é necessário conhecer os processos das áreas com as quais você está envolvido, direta ou indiretamente (sejam processos de compras de equipamentos, de escalonamento, de vendas ou de outras áreas da empresa).

Aprimore suas habilidades sociais

Conhecimento técnico é fundamental para quem trabalha na área de TI, mas você não deve ignorar o valor das habilidades sociais. Os profissionais de tecnologia que se destacam no mercado são aqueles que: conseguem se adaptar a mudanças, sabem resolver problemas de formas inovadoras, sabem apaziguar e resolver conflitos, possuem habilidades de liderança, são determinados e focados. Além disso, são criativos e sabem escutar novas ideias.

Quer trabalhar em uma empresa especialista na área de TI ou está em busca dos melhores profissionais para o seu time?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso.

O mercado está tão concorrido, que hoje vivenciamos uma corrida por uma mão de obra primorosa e rara. E nós temos esses profissionais!

Com mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Todos os dias, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI. Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis