Mulheres conquistam espaço no mercado de tecnologia

Mulheres conquistam espaço no mercado de tecnologia

Desde 1843, quando Augusta Ada King criou o primeiro programa de computador, mulheres vêm revolucionando e conquistando cada vez mais espaço na área da tecnologia. É inegável que elas vêm assumindo importantes papeis no mercado “Tech”. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a tendência é que, em 10 anos, a participação das mulheres no mercado de trabalho deve crescer mais do que a dos homens em diversos segmentos, entre eles, na área de ciência e tecnologia. Veja como está este perfil no mercado de trabalho e saiba como as mulheres conquistam espaço no mercado de tecnologia.

Como está o mercado feminino em TI

Segundo o portal Forbes, o Banco Nacional de Empregos (BNE) identificou, de janeiro a maio de 2021, 12.716 candidaturas femininas para vagas de tecnologia, contra 10.375 no mesmo período do ano anterior. Outros dados, dessa vez divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu 60% em cincos anos, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2020, o que reforça as oportunidades que elas podem encontrar no setor. 

No entanto, o avanço ainda é tímido. Estima-se que as mulheres representem menos de 20% dos profissionais de tecnologia do país. Existe, ainda, uma questão de disparidade salarial. Segundo a Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela consultoria Mercer, o mercado de tecnologia é o mais desigual entre gêneros no quesito salarial. A consultoria analisou 30 mil empresas no mundo inteiro, dentre as quais 759 no Brasil. De acordo com o levantamento, no nível de executivos de empresas de alta tecnologia a disparidade salarial chega a 36%. As discrepâncias se estendem para os níveis de gerência (7%) e operacionais (9%).

De acordo com um levantamento feito pela Revelo, a maior representatividade das mulheres está nas especialidades de Analista de Qualidade, Product Owner e Business Intelligence, enquanto nas funções de Full-Stack, Infraestrutura e Back-End, a proporção é de dez homens para cada mulher.

Entenda por que o número de mulheres no setor ainda é baixo

Segundo uma pesquisa da Michael Page, as principais razões por trás do baixo número de mulheres líderes de tecnologia são:

Falta de inscrições por parte das mulheres – 38%;

Poucas oportunidades para as mulheres – 37%;

Escassez de talentos femininos com o conhecimento exigido – 25%;

Falta de experiência necessária para ocupar o cargo – 17%.

É fato

Ainda temos um longo caminho a percorrer para que o universo feminino se equipare ao número de homens que atuam no setor. É verdade que o mercado de TI ainda encontre dificuldades em recrutar mulheres, já que elas são minoria em cursos da área. Na ciência da computação, por exemplo, representam apenas 15% do total dos alunos.

Um ponto fundamental é o estímulo para que as empresas acolham essas profissionais e trabalhem para que o mercado tech seja mais plural. Cada vez mais, aos poucos, as questões de gênero, classe social e raça vão se mostrando no mercado de TI e inaugurando discussões importantes para um crescimento saudável – e com mais diversidade. A participação das mulheres no universo da tecnologia é fundamental para quebrar o paradigma de que este mercado só tem lugar para os homens.

Equipes diversas geram soluções mais rápidas e eficazes, o que é excelente para as empresas. Por isso, incentivar a atuação das mulheres na tecnologia é tão importante. Sem dúvidas, há uma grande oportunidade para as mulheres também viverem uma ascensão profissional e reverterem a realidade das representações femininas na área de tecnologia.

Habilidades e diferenciais das mulheres no mercado

Algumas características são fortes em grande parte das mulheres e se tornam um diferencial no mercado de trabalho. Além das competências técnicas, há habilidades emocionais que são cada vez mais valorizadas, como a resiliência, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, habilidade para solucionar problemas, dinamismo, sensibilidade e foco.

Concluindo…

As mulheres tiveram papeis importantes ao criar componentes fundamentais de computadores, wifi e programação, por exemplo. No entanto, ainda há muito que evoluir quando o tema é a participação das mulheres no mercado de trabalho (seja ele no universo da tecnologia ou não). A sociedade está mudando. O mundo está mudando. E é cada vez mais notória a transformação positiva da carreira das mulheres, das empresas e do mercado.

Sem dúvidas, o futuro será mais diverso. Será delas.  

Vamos juntos modernizar o seu negócio?

Conte com a Zummit para evoluir em seus processos de TI. Vamos te apoiar em todas as etapas. No planejamento, na definição de projetos, na escolha das melhores tecnologias e sistemas e também na contratação de um time especializado.

Com mais de 10 anos de mercado, nós desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Todos os dias, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis