Onde estão os profissionais de TI?

Onde estão os profissionais de TI?

Se sua empresa é do ramo de tecnologia ou possui um setor de TI, você certamente já se fez essa pergunta: onde estão os profissionais de TI? Isso porque está cada vez mais desafiador contratar boas equipes deste ramo.

A área de tecnologia está em alta e isso aumenta o nível de competitividade entre as empresas na contratação e retenção dos profissionais. E esta é realmente uma preocupação dos empresários atualmente. De acordo com uma pesquisa da Delloitte, reter talentos está no topo das prioridades das organizações – 56% dos 352 executivos ouvidos no estudo afirmaram ter esta preocupação.

Mas e aí, onde estão os profissionais de TI?

Cerca de 46 mil profissionais se formam todos os anos em carreiras de TI. No entanto, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a busca por profissionais de TI chega a 70 mil novas vagas por ano.

Os dados acendem um alerta para um risco: sobram vagas e falta mão de obra, especialmente qualificada. As empresas terão que tornar as oportunidades mais atrativas para não ficarem para trás. Além disso, será cada vez mais necessário investir em educação tecnológica.

A disputa salarial é importante? Claro que sim. Até porque, hoje um bom profissional de TI é disputado no mercado internacional. Ele pode trabalhar no Brasil e receber em dólar. E isso deve ser considerado. Mas por outro lado, não estamos falando de “leilão”. Estamos falando de desafios profissionais e de boas oportunidades de crescimento e aprendizado. Nem sempre o que pesa é só o salário.

E qual o melhor caminho?

Uma das alternativas é investir em novos profissionais. Recrutar estagiários ou criar um programa de trainees podem ser opções para formar uma equipe talentosa. O ponto positivo é que você poderá ter um time engajado, jovem e com a mente aberta ao aprendizado. O ponto negativo desta escolha é que os profissionais ainda não estão “prontos”. Certamente você precisará investir na formação deles e, na maioria dos casos, precisará de um profissional sênior para tutorear o trabalho. Apoiar em treinamentos específicos e abrir mão de algumas horas de trabalho pra investir nesta formação pode ser um bom caminho.

Outra alternativa é criar um programa de indicações. A sua atual equipe indica os novos profissionais para o time e, de alguma forma, é recompensada por isso, com bônus ou benefícios diferenciados.

Formação tecnológica

Onde estão os profissionais de TI? As grandes empresas têm investido em programas de formação de profissionais. O objetivo tem sido fomentar o desenvolvimento e capacitar as pessoas para o mercado de trabalho. Geralmente essas empresas oferecem cursos gratuitos e/ou bolsas de estudo.

A ideia é formar uma nova geração de talentos digitais e facilitar a conexão dos profissionais com as oportunidades do mercado de trabalho.

Outros diferenciais

É importante criar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Não basta investir em treinamento e desenvolvimento, é importante que as pessoas percebam que fazem parte de um time de ponta, estão em um ambiente de inovação aberta e que proporciona aprendizados constantes.

Ter uma política salarial e de benefícios atrativa também é um diferencial. A adoção de benefícios flexíveis tem sido cada vez mais comum e é uma boa alternativa tanto para as empresas quanto para os empregados. Se pra alguns o plano de saúde é item essencial, pra outros, o acesso à academia ou programas de incentivo ao esporte pode ser tão importante quanto. Vale cultura, Vale cinema, estudar outro idioma, e até redução da carga horária são fatores que influenciam a decisão de permanecer  – ou não – em uma empresa atualmente.

Está com dificuldade de recrutar os talentos de TI para a sua empresa?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso. Somos especializados em conectar profissionais espetaculares a oportunidades desafiadoras.

Com nossos mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção dos profissionais da área de TI. Por sermos especialistas melhoramos os índices de nossos clientes de body shop e outsourcing.

Afinal, como fazemos isso? Digitalizamos nosso processo de seleção e de monitoramento desse profissional. Em outras palavras, no recrutamento trabalhamos com uma metodologia de inteligência artificial que possui reconhecimento da linguagem humana e faz uma prévia seleção de currículos. Depois um especialista em RH seleciona os melhores candidatos para você e prepara entrevistas estruturadas que podem ser on time, ou podem ser gravadas.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis