Quanto a sua empresa investe em inovação?

Quanto a sua empresa investe em inovação?

Quanto a sua empresa investe em inovação? E quanto ela deveria investir? Você tem equipes engajadas com a inovação no dia a dia? Ter funcionários que pensam e agem de forma inovadora é hoje fundamental para uma empresa que deseja se manter competitiva. Mas não basta apenas isso. É importante que a alta liderança faça um planejamento que envolve, de forma efetiva, o investimento em novas tecnologias. Isso requer tempo, energia, recursos financeiros e dedicação. O seu orçamento atual contempla inovações em processos e serviços?

É hora de se atentar para uma realidade do cenário atual e que permanece em crescimento: o investimento em transformação digital é, sem dúvidas, um aspecto essencial para a sobrevivência das empresas no mercado. Para se ter uma ideia, estima-se que mais de 70% das empresas globais aceleraram o uso de tecnologias digitais nos últimos anos, especialmente após a pandemia. 

Por que desenvolver uma estratégia de inovação?

Você pode ter uma série de objetivos, dentre eles: desenvolver uma cultura de inovação entre seus funcionários, atrair talentos, superar desafios tecnológicos, testar novos projetos ou produtos, fazer parceria com startups, expandir mercado e, claro, ter retorno financeiro.

Dessa forma, oportunidades que reduzam custos, otimizem processos e aumentem a produtividade são palavra de ordem dentro das empresas.

Investimento em infraestrutura de TI

Empresas de todos os tipos e tamanhos dependem cada vez mais de sua infraestrutura de TI para funcionar e manter suas aplicações acessíveis em tempo integral. Num mundo cada vez mais tecnológico e conectado ela é decisiva na sustentação do negócio.

Imagina que é necessário todo um ambiente de TI para suportar o funcionamento da sua empresa. Cada vez mais complexo, cheio de dispositivos que rodam várias aplicações ao mesmo tempo. São muitos elementos (servidores, banco de dados, backups, rede etc.) que têm que funcionar perfeitamente para que o negócio da empresa fique de pé. Se acontece um problema que gere impacto em sua operação, é prejuízo na certa!

Mas o uso da tecnologia vai muito além de evitar problemas ou panes. A transformação digital não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade cada vez mais latente. É o alicerce de qualquer negócio nos dias de hoje. Por isso, fazer um bom gerenciamento dos investimentos em TI é determinante para o sucesso de sua empresa.

Na prática…

A Magazine Luiza é um exemplo de empresa que investe fortemente em inovação e tecnologia. Dentre as estratégias, está a criação do Luiza Labs e a adoção de ferramentas tecnológicas como machine learningbig datacloud computing e mobile, criando um marketplace e fortalecendo seu e-commerce. Essa cultura de inovação é tão forte na empresa que é comum analistas de mercado tratarem a companhia como uma empresa de tecnologia e não mais como uma varejista.

Quais as empresas que mais investem em startups no Brasil?

Um estudo da Sling Hub mostrou que a Magazine Luiza foi a empresa que mais comprou startups na América Latina nos últimos anos. O estudo reuniu dados de 24,5 mil startups e 656 investidores na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. No montante, Magazine Luiza comprou 25 startups nos últimos anos, seguida por Linx, 17, Locaweb, 16, iFood, 13, B2W, 11, Vtex, 9, Méliuz, 7 e Mercado Livre, 7.

O que fazer antes de sair investindo em novas tecnologias

Para cada projeto, o ideal é que haja uma estimativa do que ele trará de ganhos ou economias para o seu negócio. É necessário investir com inteligência. É importante mapear, por exemplo, economia de horas de trabalho, gastos que deixam de ser realizados, novas receitas geradas a partir da implantação de novas tecnologias etc.

Esse esforço não é necessariamente fácil, pois na maioria das vezes os ganhos são indiretos. Porém, é importante realizá-lo, pois ajuda a levantar os verdadeiros impactos de um projeto. Se isso não é feito, a sensação será sempre de que a inovação é um dinheiro investido sem retorno.

Portanto, aqui vão algumas dicas:

:: Faça uma boa análise de cenário

:: Identifique oportunidades e necessidades do seu negócio

:: Revise seus processos e serviços de TI

:: Faça o mapa de trabalho e planeje onde se quer chegar

:: Mantenha sua equipe engajada e atenta às inovações e tendências de mercado

:: Por fim, contrate boas empresas para fazer essa trajetória de inovação junto com você

:: Se necessário, terceirize!

Empresas de todo o mundo começaram a investir ainda mais na terceirização de seus serviços, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade dos processos. E, claro, em busca de manter um ritmo saudável de crescimento.

Você também pode se interessar por:
Atitudes para aumentar a produtividade em TI

Por que contratar uma empresa especializada em profissionais de TI?

Elas possuem um banco de talentos ou uma rede de relacionamentos que facilitam a busca dos melhores profissionais do mercado e podem acelerar o processo de contratação. Isso facilita o preenchimento de vagas estratégicas, com profissionais já certificados e experientes. Ou seja, terceirizar a contratação pode aumentar a produtividade do seu time, reduzir o turnover e trazer ganho de tempo.

Conte com a Zummit para evoluir em seus processos de TI

Vamos te apoiar em todas as etapas. No planejamento, na definição de projetos, na escolha das melhores tecnologias e sistemas e também na contratação de um time especializado.

Com mais de 10 anos de mercado, nós desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Assim, todos os dias, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis