Enfrentar a competitividade do mercado não é tarefa fácil para qualquer empresa! Somente negócios que buscam inovação e aumento contínuo de eficiência conseguem sobreviver nos dias de hoje. Oportunidades que reduzam custos, otimizem processos e aumentem a produtividade é palavra de ordem dentro das empresas. E é aqui que entra a terceirização de TI!
Nesse post vamos falar sobre a importância dos serviços de TI para o negócio, sobre os desafios que os gestores de TI enfrentam e mostrar como a terceirização de TI pode melhorar a eficiência de sua empresa.
O papel da infraestrutura de TI para o negócio
Empresas de todos os tipos e tamanhos dependem cada vez mais de sua infraestrutura de TI para funcionar e manter suas aplicações acessíveis em tempo integral. Num mundo cada vez mais tecnológico e conectado ela é cada vez mais decisiva na sustentação do negócio.
Imagina que, para suportar o negócio hoje, uma empresa tem todo um ambiente de TI por trás. Cada vez mais complexo, cheio de dispositivos que rodam várias aplicações ao mesmo tempo. São muitos elementos (servidores, banco de dados, backups, rede, etc) que têm que funcionar perfeitamente para que o negócio da empresa fique de pé.
Se acontece um problema (uma pane) que trave qualquer desses elementos de modo que paralise alguma das aplicações, provavelmente vai gerar impacto em sua operação. Atrasos ou paralisações nas operações diárias de seu negócio não é bom, não é mesmo?
Cada minuto parado é prejuízo na certa! Quem quer aumentar a eficiência de sua empresa não pode nem pensar na indisponibilidade dos serviços ao cliente.
Dessa forma, a infraestrutura de TI é o alicerce do negócio hoje, e fazer um bom gerenciamento dela é determinante para o sucesso de sua empresa.
Desafios da área de TI das empresas
Operar, manter e gerenciar a infraestrutura de TI é um desafio, uma das tarefas mais críticas dos gestores de empresas. A área de TI é um verdadeiro centro nervoso, e manter todo esse mecanismo sob controle é dar um grande passo na frente da concorrência.
A constante evolução tecnológica que enfrentamos hoje não facilita a vida desses gestores (por incrível que pareça!). Novas tecnologias surgem todos os dias, e, com isso, o ambiente de TI vai ficando cada vez mais complexo, exigindo cada vez mais uma gestão de serviços de TI eficaz.
Muitos são os desafios enfrentados pela área de TI das empresas. É certo que todo gestor da área já enfrentou algum deles (senão, vários):
- Encontrar e manter mão de obra qualificada.
- Formar equipe com especializações distintas (para atender tecnologias distintas).
- Acompanhar as mudanças tecnológicas exigidas pelo mercado.
- Gerenciar um ambiente complexo (com tecnologias e fornecedores diversos).
- Falta de controle e indicadores dos processos de TI.
- Alto custo e investimento.
- Cuidar da operação de TI ocupa muito tempo.
Levante a mão quem nunca passou por isso!
Como a terceirização de TI aumenta a eficiência da sua empresa?
A terceirização de TI é a transferência das atividades da área para outra empresa. Basicamente, é deslocar o trabalho para fora de sua estrutura interna. Sendo que o provedor de serviço externo pode assumir algumas ou todas as funções de TI da empresa, dependendo do modelo escolhido.
O outsourcing de TI acaba sendo a solução (quase uma salvação) para muitos gestores!
Ao terceirizar sua infraestrutura de TI, você pode: dedicar mais recurso (tempo, dinheiro e pessoas) às atividades estratégicas do negócio, otimizar processos, elevar o nível de sua operação de TI e reduzir custos. Tudo isso acaba por melhorar a eficiência e produtividade da empresa.
Terceirizar os serviços de TI pode ajudar a manter sua empresa em “voo de cruzeiro”.
1. A terceirização da TI libera tempo para você focar no objetivo do negócio
Cuidar da operação de TI requer muito esforço dos gestores da área. Gerenciar riscos, prever incidentes e solucionar problemas demanda muito tempo dos profissionais envolvidos (e dá muita dor de cabeça também!).
Sobra pouco tempo para atividades mais estratégicas, e elas acabam ficando sempre para depois. E deixar assuntos do “core business” para depois deixa sua empresa atrás da concorrência!
Ao terceirizar as atividades de TI para outra empresa, sobra mais tempo e recursos para focar em melhorias e inovação para o negócio, e investir na transformação digital da empresa. Quanto mais tempo investido nisso, mais chance de alcançar eficiência e sucesso nos negócios.
Imagina o “sossego” de tirar a rotina da operação de TI das costas!
2. A terceirização em TI resolve o problema de equipe qualificada e multidisciplinar
Uma das primeiras dificuldades que um gestor de TI enfrenta é a equipe interna. Mão de obra qualificada é um problema global na atualidade. Profissionais de TI, então, nem se fala. Como é difícil achá-los e mantê-los (gestores de TI concordarão!). Basta reparar na quantidade de vagas de emprego na área.
Na maioria das empresas, a TI é um serviço de suporte para o negócio e não o objetivo principal. Normalmente, profissionais mais qualificados optam por empresas da própria área de tecnologia da informação. Além de pagar melhor, é mais legal ser “área de negócio” do que “área de apoio”!
Isso torna a busca por profissional de TI experiente uma tarefa bastante árdua. E ainda tem a questão da complexidade do ambiente de TI atual. Imagina você ter um profissional experiente para cada uma das disciplinas/tecnologias de TI. É multiplicar o problema!
Como investir em talentos de alto nível numa área que não é seu core business?
Como se não bastasse, ainda tem a pressão que uma área de TI sofre. É um verdadeiro centro nervoso da empresa. Se TI parar, todo o negócio pode parar. O nível de cobrança e estresse que esses profissionais próprios enfrentam é grande, pode acarretar queda na produtividade.
A terceirização resolve o problema da mão de obra de TI.
Quando a equipe interna divide as tarefas com profissionais externos não precisa se concentrar na manutenção da infraestrutura e pode gastar esforço para crescer e expandir os negócios. E os gestores ainda ganham a confiança de que as demandas serão atendidas dentro do prazo acordado por uma equipe qualificada e especializada em todas as tecnologias.
3. Manter-se atualizado é uma das grandes vantagens da terceirização de TI (atualização tecnológica)
Talvez este seja um dos ganhos mais evidentes da terceirização de TI. Manter-se atualizado e ter acesso aos últimos recursos e tecnologias não é tarefa fácil. Todo dia surge coisa nova nessa área de tecnologia da informação.
E, normalmente, essas atualizações são voltadas para melhorias nos processos e otimização de recursos. Significa que o acesso à tecnologia moderna permite trabalhos mais rápidos, fáceis e eficazes. Mais eficiência e produtividade!
Com a contratação de um fornecedor de TI, fica mais fácil controlar as novidades e obter as melhores recomendações. Uma coisa que uma empresa pode levar séculos para descobrir sozinha, um especialista pode levar apenas alguns minutos.
É responsabilidade do provedor de TI manter-se equipado com o ferramental mais moderno para realizar o serviço. Eu diria que é até questão de sobrevivência! Se não quiser ser “engolido” pelo mercado, tem que ter os recursos assim que lançados e saber usá-los com eficácia. Assim, estarão aptos a oferecer as melhores soluções para seus clientes.
Além de agregar valor ao negócio implantando novas tecnologias (com rapidez), os clientes do outsourcing ganham vantagem competitiva! As empresas que usam e implementam a tecnologia de maneira adequada crescem mais rápido com custos operacionais mais baixos.
4. A terceirização é uma das formas mais significativas de reduzir custos em TI
Redução de custo é um assunto que está sempre na pauta de qualquer empresa. Não dá para pensar em eficiência de uma operação sem passar por redução de seu custo operacional. A grande pergunta é: como produzir mais sem gastar mais?
Para a área de TI não é diferente, e tem um peso cada vez maior. Nunca, antes, uma área de apoio foi tão estratégica para o negócio como TI vem se tornando. Afinal, estamos na era da transformação digital.
Parece contraditório, não é mesmo? Como reduzir o orçamento de uma área cada vez mais essencial para o negócio, e que envolve atualização de tecnologia o tempo todo?
O foco passa a ser, portanto, ganhar desempenho e aumentar produtividade através da otimização de recursos e processos. Usando para isso as melhores ferramentas tecnológicas do mercado a seu favor.
Terceirizar os serviços de TI é uma solução. Na maioria das vezes, é a forma mais significativa de se reduzir custos em TI mantendo, ou até mesmo aumentando, a qualidade dos serviços oferecidos.
Você vai contar com a experiência e “know-how” do provedor para saber a hora certa de implantar cada mudança. Ele vai aplicar as soluções mais modernas e eficientes para a sua empresa (otimizar é economizar). Uma simples migração para nuvem, por exemplo, pode significar uma redução drástica de custos.
Além disso, ao terceirizar, você transfere a “responsabilidade” de ter os profissionais especialistas de TI para o provedor.
Manter uma equipe de TI qualificada e diversificada custa caro! Imagina ter que treinar a equipe toda vez que uma nova tecnologia venha a ser implementada em sua empresa? Muito tempo e dinheiro empregado, que são significativamente reduzidos com o auxílio do outsourcing de TI.
5. O outsourcing de TI eleva o nível de sua operação
A terceirização dos serviços de TI normalmente envolve Acordos de Nível de Serviço, onde fica estabelecido o padrão mínimo de qualidade que a empresa de outsourcing deve garantir. Isso significa que a performance das ferramentas de TI estará sempre dentro de um nível esperado. E quando não estiver, você sabe qual o prazo para solucionar e qual o resultado esperado.
Mais previsibilidade e menos riscos para seu negócio!
As empresas que terceirizam serviços de TI estão acostumadas a trabalhar com tecnologia, já sabem o que funciona e o que não funciona, sabem as melhores práticas. Conhecem melhor do que ninguém as ferramentas, e como usá-las da melhor maneira.
E quando você trabalha com um provedor experiente, que possui a especialização apropriada para sua empresa, fica mais simples garantir a sustentação do seu ambiente de TI.
Terceirizar as rotinas de TI da sua empresa é colocá-las nas mãos de profissionais especializados que já conhecem as melhores rotinas para elevar a performance dos serviços. Eles têm o conhecimento e ferramental apropriados para executar essas rotinas da melhor maneira.
Monitoramento, manutenção preventiva, gestão de incidentes, atuação proativa e suporte especializado fazem com que a infraestrutura de TI apresente menos problemas, e como consequência, todas as aplicações e processos que dependem dela ganham eficiência.
No final, o que importa é garantir a disponibilidade, estabilidade e performance das aplicações que suportam o negócio da empresa. E assim, garantir produtos e serviços de melhor qualidade com menores custos.
Domínio da tecnologia, processos bem desenhados, ferramentas apropriadas, indicadores de desempenho bem definidos e um suporte tecnológico adequado levam à eficiência.
Tenha eficiência aprimorada com a terceirização de TI
Resumindo: a terceirização da área de TI permite que as empresas concentrem esforços nos objetivos principais, agreguem valor e reduzam os riscos do negócio. Permite ainda que elas tenham acesso a ferramentas e serviços de TI atuais e de qualidade, sem que seus custos operacionais disparem (pelo contrário). Ou seja, eficiência aprimorada!
Dessa forma, o trabalho de um provedor de TI, que já possui os recursos e especializações adequadas, ajuda sua empresa a ter escalabilidade, agilidade de resposta ao mercado, flexibilidade, riscos reduzidos e serviços gerenciado!
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