Diante as últimas tendências do mercado, com razão aumenta-se cada vez mais a preocupação com a segurança de dados, principalmente entre as empresas, que, em geral, coletam muita informações de seus clientes e de outras pessoas. Neste texto explicamos o que é Security Service Edge (SSE) e como esta pode ser uma solução para que a sua empresa aumente a segurança de dados.
Para oferecer um serviço de qualidade em questão de segurança de dados é importante que a sua empresa esteja atualizada sobre as novidades do mercado, sabendo desta importância preparamos um texto recheado de boa informação para agregar ao seu negócio.
Continue lendo para evitar problemas e prejuízos.
O que é Security Service Edge (SSE)
Security Service Edge (SSE) sigla em inglês para borda de serviço de segurança é uma solução concentrada na nuvem através de um exclusivo fornecedor, possibilitando o Aceleramento da transformação digital, bem como a proteção do acesso à internet pela empresa, o que, em geral, é fonte de muitos riscos e perigos, como os malwares.
Com primeira introdução sobre responsabilidade da empresa Gartner ao ano de 2021, tornou-se um componente fundamental para garantir a segurança de arquivos e de acessos à rede de computadores, ao mesmo tempo que acompanha as demandas por maior crescimento e desempenho.
Podendo incluir um sistema híbrido com componentes locais ou por meio de agentes, os recursos e componentes da nuvem vão muito além do controle de acesso, garantindo a proteção contra pessoas mal-intencionadas bem como permitindo um mais completo monitoramento seguro de todo o sistema.
O SSE nasce na necessidade de oferecer ao mercado segurança ao trabalho remoto e ao acesso à nuvem, bem como soluções mais eficazes e rápidas, agregando a tecnologias já existentes, como o SaaS, IoT e o deep learning.
Desta forma, o SSE comprovou ser muito mais eficaz e ágil do que as soluções tradicionalmente utilizadas pelo mercado, como o hairpinning, que é a ato de retransmitir o tráfego de usuário por meio de VPN para o data center, o que era muito lento e ineficaz.
O VPN, por apresentar falhas de patches, se apresentava vulnerável a ameaças externas, que podiam ser exploradas para usufruir acesso aos dados, e, assim, retirar vantagens da empresa ou de seus usuários.
Diferença entre SASE e SSE
SASE é uma sigla para Secure Acess Service Edge, tecnologia de 2019, igualmente desenvolvida pela Gartner, trata-se da união de tecnologias que envolvem a segurança de redes através de uma única plataforma em nuvem.
Sendo assim, o SSE mostra-se como evolução da solução anterior, agregando uma abordagem de fornecedor dupla, bem como outras tecnologias com o fim de trazer ainda mais qualidade na gestão e transmissão de grandes volumes de dados.
Desta forma, no SSE inclui diversos serviços de segurança, como corretor de segurança de acesso à nuvem (CASB), que age na intermediação de provedores de soluções em nuvem e seus usuários, o que colabora na solução de lacunas de visibilidade e na conformidade de dados.