3 benefícios de terceirizar a contratação do seu time de TI

3 benefícios de terceirizar a contratação do seu time de TI

O mercado de trabalho parece estar em ebulição, especialmente após a pandemia da Covid-19. A rotatividade nas empresas tem sido cada vez maior e isso gera um efeito colateral: a falta de retenção dos bons profissionais. Portanto, essa tem sido uma realidade em empresas de todos os portes e também nos mais diversos segmentos. Na área de TI não é diferente. É desafiador manter um time de TI integrado e alinhado aos objetivos da companhia. E essa é uma realidade que não parece estar próxima de acabar. Uma boa saída pode ser a terceirização. Assim, conheça neste artigo os principais benefícios de terceirizar a contratação do seu time de TI.

Encontre profissionais especializados de TI

Buscar equipes capacitadas na área de TI é hoje um grande desafio. Os especialistas estão cada vez mais escassos e são muito disputados pelo mercado. Assim, a contratação, muitas vezes, é difícil e até inviável.

Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), revelou que a busca por profissionais de TI chega a 70 mil novas vagas por ano. Ou seja, esse é um dado que traz um alerta: sobram vagas e falta mão de obra, especialmente qualificada.

Assim, a terceirização pode ser uma ótima alternativa. A empresa contratada se encarregará do processo seletivo e da adaptação do novo profissional dentro do seu time de TI.

Reduza a rotatividade e os gastos com recrutamento e seleção

Quando ocorrem com frequência, a admissão e o desligamento são um dos maiores problemas nas empresas. Portanto, esse processo está diretamente relacionado a dificuldades na retenção de bons profissionais. Uma pesquisa divulgada pela Forbes revelou que esta é uma questão crítica para a estratégia na opinião de 87% dos líderes entrevistados.

Isso mostra que a rotatividade é um fator de preocupação para as empresas. Tanto do ponto de vista de custos (porque o processo de contratação de um novo profissional é oneroso), quanto do ponto de vista processual. Afinal, perde-se o histórico das atividades. Ou seja, há prejuízos na produtividade e na cultura organizacional – o que é natural quando uma pessoa pede demissão.

É por isso que muitas empresas têm optado pela terceirização – seja ela de longo prazo ou para projetos pontuais ligados especialmente à área de tecnologia. Isso é importante do ponto de vista do dinamismo e da capacidade de responder às mudanças do cenário.

Tenha um time engajado com os seus projetos de TI

Empresas de todo o mundo começaram a investir ainda mais na terceirização de seus serviços, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade dos processos. E, claro, em busca de manter um ritmo saudável de crescimento.

Pra se manter na disputa pelo mercado, não basta ter um bom profissional de TI. Muitas vezes, você vai precisar de um especialista em determinada atividade ligada à tecnologia. Cada vez mais temos uma tendência de especialização. Afinal, quem quer acompanhar as evoluções, precisa colocar a tecnologia aliada à estratégia do negócio.

Conheça os benefícios de terceirizar a contratação do seu time de TI:

– A burocracia e os custos de contratação são menores. Na terceirização esse processo é menos complexo e, portanto, custa menos.

– A terceirização reduz riscos de ações trabalhistas.

– A contratação costuma ocorrer de forma mais rápida. Empresas especializadas têm um banco de talentos e, portanto, conseguem encontrar especialistas com mais facilidade.

– O profissional de TI pode ser contratado com foco no curto e no longo prazo, com objetivos específicos. Ou seja, uma contratação por projeto traz a velocidade que o mercado necessita.

– O time interno terá todo o suporte do especialista, sempre que necessário. Ele pode oferecer treinamentos, consultorias ou mesmo auxiliar em um momento de alta demanda. 

– O contrato de trabalho pode ser atrelado às entregas. Ou seja, você garante a entrega de bons resultados.

Conheça mais benefícios de terceirizar a contratação do seu time de TI neste post.

Por que contratar uma empresa especializada em profissionais de TI?

Elas possuem um banco de talentos ou uma rede de relacionamentos que facilitam a busca dos melhores profissionais do mercado e podem acelerar o processo de contratação. Isso facilita o preenchimento de vagas estratégicas, com profissionais já certificados e experientes. Ou seja, terceirizar a contratação pode aumentar a produtividade do seu time, reduzir o turnover e trazer ganho de tempo.

Está com dificuldade de recrutar os talentos de TI para a sua empresa?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso. Somos especializados em conectar profissionais espetaculares a oportunidades desafiadoras.

Com nossos mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção dos profissionais da área de TI. Por sermos especialistas melhoramos os índices de nossos clientes de body shop e outsourcing.

Afinal, como fazemos isso? Digitalizamos nosso processo de seleção e de monitoramento desse profissional. Em outras palavras, no recrutamento trabalhamos com uma metodologia de inteligência artificial que possui reconhecimento da linguagem humana e faz uma prévia seleção de currículos. Depois um especialista em RH seleciona os melhores candidatos para você e prepara entrevistas estruturadas que podem ser on time, ou podem ser gravadas.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis