Como atrair e reter profissionais de TI?

Como atrair e reter profissionais de TI?

Você sabia como atrair e reter profissionais de TI pode ser a diferença para o sucesso da sua empresa? O mercado está cada vez mais competitivo e por isso é importante preparar a sua empresa.

Você que é da área de TI deve saber que o mercado está aquecido e que a o setor de tecnologia da informação vai crescer ainda mais nos próximos anos. Acontece que a quantidade de pessoas que se formam para executar esses trabalhos não está no mesmo ritmo.

1. Como atrair um profissional de TI preparado para os desafios do setor?

O mercado de TI muda constantemente, os profissionais têm que estar sempre antenados e em contato com o mercado e suas evoluções.

Um erro comum de muitas empresas é desejar especialização em todos os tipos de ferramentas e tecnologias o que não condiz com a realidade. Isso pode te levar a procura de uma pessoa que não existe. Se você não sabe como definir o perfil do profissional que procura é importante obter uma consultoria de uma empresa especializada.

Outro erro é não avaliar o candidato corretamente durante a escolha, isso muitas vezes faz com que tenha uma alta rotatividade. É importante procurar um candidato que seja condizente com sua cultura e com a vaga desejada.

2. Qual a maneira de reter profissionais de TI?

Os profissionais de TI procuram ambientes em que tenham autonomia para testar, errar e aprender. Isso acontece porque é isso que os leva a desenvolver programas melhores. Sua empresa cria esse ambiente ou errar é um problema para você?

Além disso, são profissionais que costumam considerar a satisfação dos atuais empregados para escolher as próximas experiências de trabalho.  Como está essa jornada na sua empresa? Quais os cuidados você oferece aos seus recursos humanos?

Outros atrativos para esses profissionais são salários competitivos, pacotes de benefícios atrativos, ambientes colaborativos e também oferecer novas tecnologias em projetos para que eles desenvolvam habilidades.

Caso você não consiga ter salários competitivos ou pacotes de benefícios atrativos, é importante que você avalie a necessidade de terceirizar esse serviço. Considerar uma empresa especializada que ofereça os benefícios e que atenda ao seu budget. Quer entender mais sobre esse assunto clique aqui.

3. Quem na sua empresa deve trabalhar para atrair e reter pessoas de TI?

O ideal é você ter uma equipe especializada em recrutamento e seleção desses profissionais. Esse grupo que irá avaliar o conjunto competência, high skills, soft skills, fit cultural e comportamento do candidato.

Outro ponto é ter as ferramentas adequadas. Essas ferramentas são importantes e podem ajudar na avaliação porque facilitam o processo. Com elas é possível visualizar de forma mais avançada e comparativa o perfil dos candidatos.

Caso você não consiga dedicar o tempo adequado para a avaliação, ou mesmo, não pode contratar uma ferramenta para te ajudar na decisão é o momento de considerar uma empresa especializada em recrutamento de profissionais de TI para auxiliar o processo.

4. De que forma é possível engajar profissionais de TI no processo seletivo?

Se você preenche todos os requisitos anteriores, mas não consegue engajar os profissionais durante o processo e tem perda de candidatos durante a jornada esse tópico pode ser o mais importante para sua empresa.

Para engajar o profissional dê feedback durante todo o processo, ofereça informações sobre a evolução no processo e dos próximos passos que ele irá participar. Isso pode fazer a diferença.

Atrair e reter profissionais de TI

Para estimular o envolvimento de cada candidato nas etapas ofereça informações sobre a companhia, mande notícias de tecnologia, depoimentos de colaboradores e apresentações da sua empresa.

Uma dica é você evitar processos longos, para que o candidato não perca o interesse ou aceite outras oportunidades.

5. Como atrair candidatos de TI de forma orgânica?

Para que você consiga atrair candidatos de forma passiva é importante construir a sua employer branding. Esta é uma estratégia de marketing que constrói através de técnicas e ferramentas uma imagem positiva da marca para funcionários e divulga a satisfação.

E por que você precisa dela? Vamos imaginar uma situação hipotética, um candidato está feliz na empresa dele, porém sempre está aberto a novas oportunidades. Caso ele visualize uma vaga em uma companhia que ele nunca ouviu falar, mesmo que seja uma boa vaga, talvez este candidato não pare para se aplicar a esta posição. Por outro lado, isso pode mudar caso ele conheça a empresa e saiba que é um bom ambiente para se trabalhar e que valoriza o capital humano. Percebe que nesse caso as chances de ele aplicar a vaga são muito maiores?

6. Quais as hard skills de um profissional de TI?

Cada vaga pode demandar uma hard skill diferente, as mais comuns são conhecimento técnico com relação a vaga pleiteada, conhecimento de linguagens de programação, conhecimentos de infra estrutura, engenharia de software e raciocínio analítico.

Mas, além disso, o profissional tem que ser capaz de aprender coisas novas, isso porque o mercado de TI é um mercado dinâmico, como já mencionamos anteriormente. As constantes mudanças e aprimoramentos da TI demandam um profissional ágil e ativo. Desse modo nosso conselho é que você escolha alguém que acompanhe essas inconstâncias, seja criativo.

Você pode avaliar esses pontos em uma entrevista considerando os projetos anteriores do candidato e oferecendo problemas para que ele resolva.

Fique atento que atualmente, mais importante do que um diploma é a capacidade de desenvolvimento de um profissional. Nem sempre um candidato com mais títulos é o mais indicado para posição.

Achou difícil?

Você achou o processo de atrair e reter profissionais de TI difícil? Lembre-se que você pode considerar empresas especializadas nessa sua jornada.

Conhece o trabalho da Zummit? Temos mais de 10 anos de mercado oferecendo a contratação de profissionais de TI de acordo com a sua cultura e necessidades. Somos especializados em todo o processo.

Nossa especialidade é conectar profissionais extraordinários a oportunidades desafiadoras. Se você ficou interessado saber mais clica aqui e fale com um de nossos especialistas!

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis