Desvendando o body shop de TI

Desvendando o body shop de TI
9 meses atrás

Sabe aquele projeto de TI que está na gaveta e que você não tem equipe focada pra fazer acontecer? Aquele novo produto ou serviço que está no planejamento da sua empresa para 2023 e ainda não saiu do papel? Talvez o seu maior problema seja encontrar mão de obra qualificada – e principalmente dedicada – para, de fato, priorizar a inovação. No texto de hoje você vai conhecer um tipo de terceirização que tem sido uma boa alternativa nestes casos. Vem com a gente na leitura! Desvendando o body shop de TI: o que é e como funciona essa modalidade de serviço.

Uma tendência

O body shop vem se tornando uma tendência no mercado atual, especialmente no ramo de TI. Mas você sabe o que é isso? É um tipo de terceirização em que um especialista é contratado para resolver um problema específico ou desenvolver um projeto, por um tempo determinado. Essa tem sido uma estratégia muito comum para solucionar questões pontuais de TI nas empresas. O motivo disso? A dificuldade de reter e contratar profissionais especializados.

O mercado de trabalho parece estar em ebulição. A rotatividade nas empresas tem sido cada vez maior e isso gera um efeito colateral: a falta de retenção dos bons profissionais. Assim, essa tem sido uma realidade em empresas de todos os portes e também nos mais diversos segmentos. Na área de TI não é diferente. É cada vez mais desafiador manter um time de TI integrado e alinhado aos objetivos da companhia.

A terceirização é o melhor caminho?

Na maioria das vezes sim. Ela oferece opções de acordo com as necessidades de cada empresa e o body shop em TI é uma alternativa extremamente viável para a contratação temporária de profissionais altamente qualificados e atualizados.

Um problema comum: a rotatividade

De acordo com um levantamento realizado pela Robert Half, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil é o país com o maior índice de turnover (rotatividade) do mundo. O país registrou 56% de aumento no turnover, à frente do Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%).

E mais… O número de saídas voluntárias no país em comparação ao de desligamentos passou de 33% para 48%, indicando um crescimento deste índice.

De acordo com a pesquisa, as empresas que mais sofrem com o turnover são das áreas de tecnologia da informação e finanças, em função da alta competitividade e cobiça por profissionais qualificados.

Isso pode ser um problema…

O fluxo de entrada e saída de funcionários pode afetar o desempenho da sua empresa. Tanto do ponto de vista de custos (porque o processo de contratação de um novo profissional é oneroso), quanto do ponto de vista processual. Afinal, perde-se o histórico das atividades. Ou seja, há prejuízos na produtividade e na cultura organizacional – o que é natural quando uma pessoa pede demissão.

Assim, muitas empresas têm optado pela terceirização – seja ela de longo prazo ou para projetos pontuais ligados especialmente à área de tecnologia. Isso é importante do ponto de vista do dinamismo e da capacidade de responder às mudanças do cenário.

Quando o body shop é indicado para a sua empresa?

:: Quando seu setor de TI está sobrecarregado ou você tem um grande projeto.

:: Se você tem uma necessidade de conhecimentos técnicos especializados.

:: Se você quiser terceirizar sua infraestrutura e serviços de TI.

:: Quando você quiser se diferenciar no mercado, trazendo soluções inovadoras para o seu negócio.

Você também pode se interessar por:
Como contratar profissionais de TI especializados para a sua empresa
5 mitos do body shop em TI

Por que contratar uma empresa especializada em profissionais de TI?

Elas possuem um banco de talentos ou uma rede de relacionamentos que facilitam a busca dos melhores profissionais do mercado e podem acelerar o processo de contratação. Isso facilita o preenchimento de vagas estratégicas, com profissionais já certificados e experientes. Ou seja, terceirizar a contratação pode aumentar a produtividade do seu time, reduzir o turnover e trazer ganho de tempo.

Aqui vão algumas dicas para encontrar o melhor fornecedor:

  1. Busque empresas consolidadas e que já são referências no mercado.
  2. Procure aquelas que são especializadas no ramo de TI. Não adianta contratar uma empresa de recrutamento e seleção comum.
  3. Analise quem são os atuais clientes da empresa e seus cases de sucesso.
  4. Compare propostas e contrate aquela empresa que mais se adequar às suas necessidades.
  5. Por fim, discuta as regras do trabalho e, depois, assegure que tudo esteja previsto em contrato.

Está com dificuldade de recrutar os talentos de TI para a sua empresa?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso. Somos especializados em conectar profissionais espetaculares a oportunidades desafiadoras.

Com nossos mais de 11 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção dos profissionais da área de TI. Por sermos especialistas melhoramos os índices de nossos clientes de body shop e outsourcing.

Afinal, como fazemos isso? Digitalizamos nosso processo de seleção e de monitoramento desse profissional. Em outras palavras, no recrutamento trabalhamos com uma metodologia de inteligência artificial que possui reconhecimento da linguagem humana e faz uma prévia seleção de currículos. Depois um especialista em RH seleciona os melhores candidatos para você e prepara entrevistas estruturadas que podem ser on time, ou podem ser gravadas.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis