Ano novo, novas metas: dicas para se tornar um profissional de TI de sucesso

Ano novo, novas metas: dicas para se tornar um profissional de TI de sucesso

Se tem um momento ideal para fazer novos planos, esse momento é o “agora”. E se esse “agora” é no início do ano, melhor ainda! O mês de janeiro é tradicionalmente o mês do planejamento. É hora de ver o que deu certo no ano que passou e traçar novos objetivos para o ciclo que acaba de iniciar. Isso vale tanto para questões pessoais, quanto para a sua carreira profissional. No post de hoje, você vai conferir dicas para se tornar um profissional de TI de sucesso e poderá fazer essas dicas virarem metas para o seu ano de 2023. Vamos lá!

A importância de criar novos hábitos

Traçar uma meta é importante e te faz visualizar onde você pode chegar. Mas sabemos o quanto é difícil acompanhar essa caminhada – dar o passo certo na hora certa. Mais difícil ainda é continuar caminhando. Muitos de nós desistimos de um novo objetivo em poucas semanas.

Apenas confiar na força de vontade para atingir um objetivo pode acabar resultando em fracasso. A ciência nos mostra, portanto, que a estratégia é criar novos hábitos e, assim, teremos mudanças comportamentais realmente duradouras.

Objetivos são grandes. Hábitos são pequenos

Pensar em soluções rápidas ou em metas grandes demais provavelmente não levará ao seu objetivo de longo prazo. Mas, se você criar um sistema que transporta comportamentos desejados em comportamentos padrão, o sucesso se tornará mais viável. Por exemplo, “quero me especializar em realidade virtual em 2023”. Essa poderia ser uma meta de um profissional de TI. Ele pode traçar o objetivo de fazer um curso específico sobre este tema e colocar como meta conseguir um emprego nessa área. Mas como chegar lá?

Talvez o primeiro passo seja o mais simples: buscar conteúdos na internet, participar de fóruns de discussão, assistir a uma aula por semana e por aí vai… A meta não será atingida do dia para a noite. E o importante, neste caso, é fazer isso se tornar um hábito. É necessário fazer um pouco a cada dia.

Escolha algo que seja sustentável e eficaz

Você pode começar com uma ação mínima viável, como ler sobre um determinado assunto 10 minutos por dia, e ir desenvolvendo isso progressivamente, dia a dia. A proposta é transformar um comportamento desejado em um comportamento padrão – um novo hábito.

De acordo com Wendy Wood, os hábitos representam quase 40% dos nossos comportamentos diários. Ou seja, criar um novo hábito é uma oportunidade para “automatizar” nossas ações.

Confira abaixo 5 dicas para se tornar um profissional de TI de sucesso e incorporar bons hábitos à sua rotina

1 – Busque sempre novos conhecimentos

Na medida em que as empresas iniciam as suas jornadas de transformação digital, as posições de TI ficam cada vez mais focadas em profissionais especializados. Por isso, é fundamental buscar novos conhecimentos constantemente e escolher uma área de atuação/especialização. Acessar diariamente um blog especializado pode ser um novo hábito incorporado à sua rotina, por exemplo.

2 – Conheça os processos e foque na prevenção

Não espere que algo dê errado pra resolver o problema. Um profissional de TI de sucesso está em constante monitoramento dos processos, e faz análise permanente de riscos e oportunidades. Um novo hábito pode ser conferir relatórios diariamente e anotar os pontos mais relevantes em um arquivo. 

3 – Estabeleça prioridades

A ausência de prazos e de definição de urgências faz com que todas as ações sejam indispensáveis e prioritárias — o que não corresponde à realidade. O ideal é sempre definir o que deve ser feito primeiro. Além disso, é importante definir critérios de urgência, definir os responsáveis por cada atividade, compartilhar os desafios e o cronograma com o time de trabalho. Fazer uma reunião semanal de equipe pode ser um novo hábito incorporado à sua rotina e de seus colegas.

4 – Crie metas

As metas são importantes para dar clareza de onde se espera chegar e, normalmente, ajudam na priorização das tarefas. A dica é estabelecer metas pessoais e metas de equipe. Assim, o time perde menos tempo com atividades não estratégicas.

5 – Seja inovador

As inovações tecnológicas estão em constante ebulição. Por isso, é importante buscar novas implementações, sistemas e infraestruturas que podem se tornar um diferencial para a empresa, fazendo com que ela se torne mais competitiva. Participar de fóruns on-line ou buscar conhecer os processos de outras empresas pode ser um novo hábito incorporado à sua rotina.

Neste post você conheceu algumas dicas para se tornar um profissional de TI de sucesso. Quer conhecer mais sobre o assunto? Clique aqui.

Quer trabalhar em uma empresa especialista na área de TI ou está em busca dos melhores profissionais para o seu time?

Nós, da Zummit, estamos aqui pra te apoiar nisso.

O mercado está tão concorrido, que hoje vivenciamos uma corrida por uma mão de obra primorosa e rara. E nós temos esses profissionais!

Com mais de 10 anos de mercado, desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Todos os dias, portanto, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis