Inteligência artificial no RH: Principais dúvidas sobre recrutamento, seleção e tecnologia

5 meses atrás

O empresário enfrenta em seu dia a dia muitos desafios, de modo que todo auxílio é bem-vindo, um dos principais meios de facilitar a carga é por meio da tecnologia, neste texto você verá como a tecnologia pode ser uma aliada no recrutamento e seleção de colaboradores para a sua empresa.

O perfil de colaborador que você escolhe para a sua empresa é essencial para garantir o sucesso financeiro, de modo que deve se dar preferência pela escolha de profissionais que tenham as habilidades, conhecimentos e comportamentos que se enquadrem na missão e valores do seu negócio.

Acontece que muitas vezes para pequenos e médios negócios pode ser difícil fazer uma seleção de recursos humanos de maneira a escolher o profissional certo para a função. Sabendo desta dificuldade, a Zummit vai ajudá-lo respondendo as principais dúvidas sobre a utilização de tecnologia no recrutamento e seleção.

O que é tecnologia no RH?

De modo geral, a gestão de recursos humanos lida com uma grande quantidade de dados, tanto dos candidatos a vagas como também dos colaboradores atuais da empresa. Dessa forma, a tecnologia auxilia a utilizar tais dados de forma inteligente, e, assim, melhor administrar as potencialidades de cada recurso humano.

A utilização de tecnologia no RH também pode eliminar falhas causadas por processos repetitivos, otimizar processos, enriquecer informações, emitir relatórios, além de dar mais liberdade e maior flexibilidade para a busca pelo colaborador certo para a vaga certa.

É possível utilizar a inteligência artificial no RH?

Sim, todos os processos de RH, desde o recrutamento e seleção até a gestão de pessoas pode ser otimizada através da utilização de inteligência artificial.

Isso ocorre porque a tecnologia pode otimizar a leitura de um grande volume de informações, diminuir tempo de operações, além de prever padrões que seriam humanamente impossíveis de serem feitos manualmente.

Por exemplo, um programa de inteligência artificial pode buscar entre os candidatos a presença de características, como uma certa habilidade ou experiência, desejadas pela empresa para a vaga em questão de forma praticamente instantânea.

A inteligência artificial, por meio de gráficos e relatórios, também possibilita um mais completo monitoramento e uma análise de resultados mais específica e detalhada.

Quais tecnologias podem ser usadas no recrutamento e seleção

Além da Inteligência Artificial já citada, muitas outras tecnologias podem ser utilizadas para otimizar o recrutamento e seleção, veja.

Machine Learning

O machine learning é a habilidade de uma máquina de sofrer inúmeras e constantes evoluções automáticas através da interpretação e gestão de dados. No recrutamento e seleção, a máquina pode aprender quais perfis de candidatos tiveram uma taxa de sucesso para uma determinada vaga e assim usar esta informação para favorecer um próximo processo de busca por talentos.

O machine learning pode diminuir as despesas e otimizar processos.

Chatbot de recrutamento

Através de respostas pré-configuradas é possível automatizar boa parte do processo de recrutamento, e, assim, poupar recursos e tempo.

Recrutamento por vídeo

O recrutamento por vídeo une talentos e recrutadores mesmo que muito distantes, o que é interessante especialmente para recrutamentos para vagas home office.

Para saber mais detalhes sobre como implementar estas tecnologias entre em contato.