Metaverso, Inteligência Artificial, Big Data Analytics, Business Intelligence, conectividade em softwares. Se você não atua na área de TI, talvez esses termos possam parecer complexos ou distantes da sua realidade atualmente. A verdade é que não estamos falando de “coisas do futuro”. Muito pelo contrário! Essas são estratégias atuais que empresas do mundo todo estão usando para se manter competitivas. Portanto, no conteúdo a seguir, você vai saber como estar conectado com as ferramentas mais atuais de TI e vai conhecer serviços que podem ser otimizados com outsourcing.
Primeiro, vamos entender o que é outsourcing
Outsourcing significa terceirização. A palavra é usada no mundo da TI para representar o trabalho de terceirizar a gestão e o controle de sistemas da tecnologia da informação de projetos dentro das empresas. Trata-se de uma terceirização diferente, já que ela não visa solucionar questões rotineiras, mas sim garantir a boa performance de atividades estratégicas que estão relacionadas ao núcleo do negócio.
O objetivo é aumentar a eficiência e melhorar o desempenho para que melhores resultados sejam obtidos.
Quando o outsourcing vale a pena?
O outsourcing em TI é recomendado para empresas que têm grandes volumes de demanda no seu setor, independentemente do porte. Dessa forma, pequenas, médias e grandes empresas usam essa estratégia com sucesso.
Através deste tipo de contratação, é possível reter mão de obra qualificada. Afinal, quando você contrata o Outsourcing você contrata profissionais experientes.
Tipos de outsourcing de TI
O outsourcing de TI envolve diferentes tipos de serviços, consultorias, suporte, planejamento e execução de projetos. Portanto, a terceirização pode ocorrer de 3 maneiras:
Offshore – ocorre quando a empresa está em busca de soluções que estão em empresas situadas fora do seu país de origem. Portanto, geralmente são empresas que estão atrás de algum serviço específico não encontrado localmente.
Nearshore – Este é um modelo praticamente igual ao offshore. No entanto, a diferença é que, nesse caso, o outsourcing vem de vizinhos de continente, com horários parecidos e uma proximidade maior em termos culturais.
Onshore – É a terceirização feita dentro do próprio país. A vantagem costuma ser a proximidade entre a empresa e o seu parceiro de outsourcing. Portanto, isso é algo que pode facilitar bastante no dia a dia de trabalho.
Tipos de serviços que podem ser otimizados com outsourcing
Conheça, a seguir, as principais áreas e soluções de TI que podem ser otimizadas com essa estratégia:
- Consultorias
- Infraestrutura (data center)
- Segurança digital
- Help desk e service desk
- Desenvolvimento de aplicações
- Integração de sistemas
- Monitoramento de redes
- Soluções em telefonia
- Comunicação
- Hiperautomação
- Cibersegurança
- Inteligência Artificial
- Big Data Analytics
- Business Intelligence
- Realidade aumentada
- Metaverso
- Usabilidade e interatividade de soluções virtuais
- design e conectividade em softwares
Vantagens de utilizar outsourcing para otimizar serviços de TI
O outsourcing tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, tendo em vista a busca das empresas em investir em tecnologia, sem precisar aumentar o número de colaboradores efetivos.
Essa é apenas uma das vantagens do outsourcing. Podemos citar ainda a redução e controle dos custos, a flexibilidade de condução do trabalho, aumento da produtividade, contratação de talentos, além da agregação de conhecimentos e habilidades etc. Portanto, é comum que as empresas busquem a terceirização quando necessitam:
- Antecipar padrões de mercado;
- Entender o comportamento do cliente;
- Prever oportunidades e ameaças;
- Melhorar processos, para acompanhar o crescimento da organização;
- E, dessa forma, ter mais rapidez de resposta e alta performance digital.
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