Terceirização: Outsourcing X Body Shop

Terceirização: Outsourcing X Body Shop

Muitas pessoas confundem terceirização, Outsourcing e Body shop. Na verdade, quando um profissional não possui uma atividade fim dentro da empresa, a lei permite uma contratação indireta: a terceirização. Essa modalidade de contrato é feita através de uma empresa intermediadora.

Na terceirização dentre os tipos de serviços que existem estão: o Outsourcing e o Body shop. Nesse artigo queremos te apresentar quais as diferenças entre eles para que você possa escolher a melhor solução para sua empresa e ser mais assertivo no reforço que irá trazer para sua equipe.

Terceirização: Outsourcing X Body Shop

Diferenças entre: Body Shop e Outsourcing

Body shop é uma forma de contratação na qual a empresa contrata um profissional através de outra e esse profissional fica alocado dentro de sua estrutura enquanto durar o contrato. Normalmente é através desse contrato que a contratada irá garantir as entregas do funcionário no período em que ele estiver prestando serviços a ela.

O que diferencia essa modalidade de ter um funcionário interno é que a contratante não possui vínculos trabalhistas com esse profissional, isso pode por exemplo diminuir riscos trabalhistas.

Já o Outsourcing vai um pouco mais além do que o Body Shop propõe. Através dele a empresa terá uma garantia de gestão junto aos serviços de execução. Sua principal diferença é um escopo mais aberto para abranger a necessidade dos projetos em curso na empresa, bem como a necessidade de alocação de times.

Vantagens do Body Shop

No Body Shop, por não envolver gestão, o serviço fica menos oneroso em comparação com o Outsourcing. Assim , toda a orientação e gestão, fica sob a responsabilidade da empresa contratante. Já a contratada fica encarregada dos pagamentos de salários, bônus e eventuais cursos que esse profissional faça.

Além disso, essa prática é capaz de trazer profissionais altamente capacitados, sem a preocupação do seu time de recrutamento e seleção interno. Isso pode agilizar processos em sua empresa e ser um diferencial em um mercado como o de TI que vêm crescendo exponencialmente e com previsões de continuar acelerado, o que o torna cada vez mais competitivo.

Outra vantagem é trazer ao time interno o know-how de especialistas, o que pode ajudar a desenvolver a equipe. Por isso é uma prática ideal para problemas pontuais, que permite desenvolver novas soluções para problemas antigos.

Vantagens do Outsourcing

Essa prática, também pode ser considerada mais em conta quando comparada a uma contratação interna de uma empresa. Além de se capaz de tornar o salário dos profissionais mais competitivo para o mercado. O que permite encontrar as pessoas ideias para sua empresa e com um grau menor de dificuldade.Atraindo profissionais mais experientes, habilitados e qualificados.

Aliás isso é uma necessidade de uma empresa dedicada a TI. Ou seja. seus profissionais precisam estar frequentemente atualizados. Isso porque, quando o assunto é cibersegurança e tecnologia de ponta precisam estar habilitados a oferecer as melhores soluções para o todo e não apenas para problemas pontuais.

Escolhendo a empresa certa para fornecer esse profissional, ele poderá te auxiliar a fazer um filtro do que é necessário e o que não é, desde procedimentos, até tecnologias. Desse modo é possível reduzir custos, escolher os melhores fornecedores e entender se nenhum recurso tecnológico está subutilizado ou, até mesmo, se não é mais necessário.

Como decidir a respeito da terceirização?

Antes de tudo é importante conhecer e analisar a situação da TI da sua empresa. Quais as as dificuldades e as facilidades que o seu setor de TI possui atualmente? Você sabe responder a essa pergunta?

Em primeiro lugar, procure entender como está a contratação de candidatos, se o salário que você oferece está competitivo para o mercado, que conforme já mencionamos, está aquecido. Fique atento! Empresas que não observam e se adequam a situação atual do setor, podem ficar com um déficit de pessoal.

Em seguida observe como está o seu departamento de TI, seus profissionais estão sempre apagando incêndios ou tem tempo para desenvolver soluções para sua empresa? Procure entender se você possui tempo e recursos para desenvolver o seu pessoal interno. Além de estar em ascensão o mercado de tecnologia da informação é extremamente instável, sempre existem novidade e as tecnologias do passado, podem não mais servir. Lembre-se que a inovação é muito importante nessa área!

Juntamente com os pontos anteriores entenda como está a sua segurança digital. Você trabalha com grandes quantidades de dados sensíveis? Se a sua resposta foi sim, vale uma analise sobre exposição deles com a LGPD em vigor. Sobretudo, considere se todas as pessoas que tem acesso a essas informações realmente necessitam delas. Sabia que os riscos cibernéticos estão entre os cinco maiores que podem ocorrer nas empresas nos próximos dois anos? Em outras palavras você está preparado e possui know how para fazer a proteção internamente?

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