Dicas para contratar os melhores profissionais de tecnologia

Dicas para contratar os melhores profissionais de tecnologia

A área de tecnologia possui o maior déficit profissional do país. Para ter uma ideia, a procura de talentos em algumas funções na área de TI cresceu mais de 600% só em 2020. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Totvs, 58% dos executivos de TI acreditam que os novos talentos não estão totalmente capacitados para o mercado de trabalho. Este é um cenário preocupante para as empresas que querem manter a competitividade e planejam avançar em projetos que envolvem inovações tecnológicas. No post de hoje você vai conferir dicas para contratar os melhores profissionais de tecnologia. Siga na leitura!

Apagão Tech

Não é novidade: o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Sobram vagas e falta mão de obra. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) calcula que em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos de trabalho na área de TI, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área. Serão necessários cerca de 70 mil profissionais ao ano para que as vagas sejam completamente ocupadas.

Segundo a Brasscom, até 2025, o Brasil deverá passar pelo “apagão tech”, um déficit de mais de 400 mil profissionais do setor de tecnologia para o mercado local. Esse cenário tem uma consequência direta para empresas que estão à procura dos melhores profissionais.

O mercado de trabalho nesta área chama a atenção no Brasil e no mundo pelo número crescente de vagas. Em 2021, foram computados mais de 123 mil novos empregos apenas no setor de Tecnologia da Informação (TI). Segundo dados do Google, a procura pela carreira de programador subiu 30% comparando 2022 com 2021.

Como preencher as vagas?

Os números ligam um alerta para um efeito cascata no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas estão vivenciando a necessidade de identificar bons profissionais entre os recém-formados ou mesmo ainda nos cursos de formação, para que consigam contratá-los antes da concorrência. Uma tarefa cada dia mais desafiadora… Além das habilidades técnicas (que são inquestionáveis e são pré-requisito para uma vaga de emprego) profissionais de RH também se deparam com o desafio de encontrar candidatos que combinem com os valores e a cultura da empresa.

Você também pode se interessar por:
Desafios de atrair e selecionar profissionais de TI
O risco de apagão de mão de obra na TI

Passo a passo para uma seleção bem feita

Passo 1 – A primeira etapa é o planejamento da vaga. É a hora de definir os pré-requisitos, detalhamento das funções, necessidades e características do profissional. É importante ter um profundo entendimento do que se espera do candidato e fazer uma descrição bem assertiva da vaga. Só assim você vai fazer a vaga alcançar as pessoas certas.  

Passo 2 – Divulgação da vaga. É a hora de investir em ferramentas e plataformas especializadas que irão fazer a sua vaga ser vista pelos melhores candidatos. Uma publicação eficiente tem muito mais chances de atrair talentos. A dica é: faça a divulgação em diferentes canais, especialmente os que são especializados. Isto inclui plataformas de recrutamento e seleção, imprensa e redes sociais.

Uma pesquisa do site americano CareerBuilder revela que 76% dos recrutadores buscam profissionais na internet. A mesma pesquisa mostra que 52% dos recrutadores utilizam as redes sociais para se informar sobre os candidatos.

Passo 3 – É a hora de selecionar os candidatos com base nos pré-requisitos que você definiu. Aí a tecnologia pode te ajudar, com filtros específicos e inteligência artificial. A triagem é extremamente importante e evitará perda de tempo de ambas as partes (empresa e candidatos).

Passo 4 – Os candidatos pré-selecionados passarão por uma análise técnica. A aplicação de testes é uma etapa fundamental do processo seletivo. É a hora de avaliar se os candidatos possuem as competências técnicas que são essenciais para a vaga. 

Mais uma dica

Passo 5 – É a vez da entrevista. E não se trata de qualquer entrevista. É cada vez mais comum uma abordagem mais aprofundada. Portanto, a entrevista por competência faz parte das novas tendências em processos seletivos e deve ser realizada por recrutadores com formação específica para seleção em TI – ou por especialistas de TI. É importante e necessário conhecer linguagens e ferramenta da área de tecnologia. Além disso, essa formação amplia as chances de avaliar as competências técnicas do candidato.

Essa etapa é determinante para que a empresa compare as habilidades dos candidatos. Dessa maneira, empresas irão conseguir recrutar profissionais de TI mais adequados às vagas disponíveis.

Não é moleza, mas também não é tarefa impossível

O que você precisa é do suporte de ferramentas e profissionais certos. Afinal, contar com as metodologias corretas pode auxiliar a ter sucesso na busca pelo candidato ideal. Uma possibilidade interessante é contratar uma empresa especializada  no recrutamento de profissionais de TI. Terceirizar a tarefa pode aliviar não apenas a equipe interna, como agilizar e tornar o processo seletivo mais efetivo.

Está com dificuldade de recrutar os talentos de TI para a sua empresa?

Conte com a Zummit para evoluir em seus processos de TI. Vamos te apoiar em todas as etapas. No planejamento, na definição de projetos, na escolha das melhores tecnologias e sistemas e também na contratação de um time especializado.

Com mais de 10 anos de mercado, nós desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Todos os dias, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis