Tsunami digital – o que podemos esperar do futuro?

Tsunami digital – o que podemos esperar do futuro?

Inteligência Artificial, Autonomia veicular, ascensão do Metaverso e há quem já fale em tecnologia 6G. Se existe um setor em constante transformação, é o mercado tech. As novas tecnologias provocam a necessidade de integrar cada vez mais o físico com o digital (o chamado “figital”) e demandam mudanças constantes nas empresas, numa velocidade cada vez maior. Estamos vivendo um verdadeiro Tsunami digital. O que podemos esperar do futuro?

O mundo pós-pandemia

Se você acreditava que o processo de transformação digital era apenas uma fase evidenciada pela pandemia da Covid-19, certamente está se surpreendendo agora com a velocidade das inovações em todos os setores da economia. E mais: estamos apenas no início dessa transformação. Essa é uma onda que vem ganhando muito mais força e vai se tornar, de fato, um tsunami digital.

Um estudo da IDC Consultoria diz que estamos vivendo uma segunda onda de aceleração, que vai se tornar o “Future Enterprise”. Significa que, em breve, grande parte das empresas será administrada como negócios digitais, mesmo que tenham raízes profundas no mundo físico. Estamos falando de um ecossistema que sustenta os processos de negócios com tecnologia, totalmente conectados e integrados, que são impulsionados pela inovação e centrados no cliente. Ou seja, isso passa a mudar todo o ecossistema das empresas, com novos processos, uso de novas tecnologias e, claro, com investimento no setor de TI.

Estamos falando de uma nova era nos modelos de negócios, com novos processos sendo interligados interna e externamente. Assim, cada vez mais, a inovação digital, a conectividade, a segurança da informação e a experiência do cliente vão nortear o planejamento estratégico e o futuro das empresas.

Setores como indústria, saúde, comércio, agronegócio e educação já estão experimentando todo o potencial das inovações e usando as novas tecnologias em prol da sociedade e da melhor experiência de seus consumidores.

O futuro cada vez mais presente

Não há dúvidas de que viveremos transformações profundas no cotidiano que conhecemos hoje. Veja, portanto, algumas das perspectivas de um futuro cada vez mais tecnológico.

ROBÔS DO FUTURO

Em 2020 tínhamos 3 milhões de robôs trabalhando no mundo todo. A previsão para 2032 é que máquinas eliminarão tarefas repetitivas e manuais no mercado de trabalho. Em 2034, os robôs serão usados na medicina como cuidadores.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Em 2019, 37% das empresas utilizavam alguma forma de IA em suas atividades. Um ano depois, diagnósticos médicos e tratamentos já eram feitos com ajuda da IA. Atualmente, as áreas de Marketing e Vendas são as que mais priorizam o uso de IA e machine learning dentro das empresas. E, para 2030, a expectativa é que soluções com IA serão utilizadas em iniciativas de todas as áreas do conhecimento.

REALIDADE VIRTUAL (VR)

Este ano, o mercado de realidade virtual chegará a 98.4 milhões de vendas. Logo ali, em 2026, a VR se tornará popular e amplamente disseminada entre a população.

COMPUTAÇÃO QUÂNTICA

Em 2030, processadores quânticos poderão decodificar informações privadas enviadas nos anos anteriores. E estima-se que, em 10 anos, o mercado de computação quântica valerá mais de 50 bilhões de dólares.

SUSTENTABILIDADE E ENERGIA

Estima-se que 2024 os carros elétricos, menos poluentes, serão metade da frota mundial de automóveis. Em 2028, 100% dos geradores de eletricidade do mundo serão solares ou eólicos. A expectativa é que a partir de 2030 haverá uma diminuição mais efetiva nas emissões de carbono, que serão zeradas até 2050.

Fontes: Agência EBC, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), Gartner, Forbes, International Federation of Robotics.

O que isso impacta nas organizações?

As empresas não vivem numa bolha. Muito pelo contrário. A realidade das organizações está intimamente conectada com o contexto social de uma era em constante mutação. A realidade atual já se traduz no cliente no centro do negócio, no desenvolvimento de novas soluções de TI, em novos métodos e ecossistemas, e em inovações ainda mais disruptivas que abrem caminhos para soluções que melhoram a vida das pessoas e trazem novas perspectivas, aprendizados e vivências para toda a sociedade.

E tudo isso demanda investimento em tecnologia. Para cada novo passo, as empresas terão que construir uma jornada de mudança e envolver suas equipes nessa trajetória, o que vai exigir resiliência e mentes abertas para o novo. Mas também vai garantir a continuidade do negócio e a competitividade da empresa.

Novos produtos, novos processos e equipes em constante atualização. É a vez dos profissionais que são apaixonados pela ciência da computação, que são estimulados pelas tecnologias do futuro, e desejam uma carreira dinâmica e estimulante. Mas eles são raridade no mercado. Por isso, estamos em constante busca por especialistas de TI qualificados (essa é uma demanda que disparou!).

Vale lembrar que os fornecedores de tecnologia são fundamentais para sustentar essas jornadas das empresas rumo ao mundo digital. Portanto, todos terão que se adaptar continuamente e esse é um desafio que será superado a várias mãos.

Você também pode se interessar por:
O risco de apagão de mão de obra na TI
Como está o mercado de TI após ondas de demissões

Vamos juntos modernizar o seu negócio?

Conte com a Zummit para evoluir em seus processos de TI. Vamos te apoiar em todas as etapas. No planejamento, na definição de projetos, na escolha das melhores tecnologias e sistemas e também na contratação de um time especializado.

Com mais de 10 anos de mercado, nós desenvolvemos uma metodologia própria de contratação e retenção de técnicos e especialistas em TI. Dessa forma, todos os dias, conectamos os melhores profissionais aos nossos clientes. Com um outsourcing especializado, qualificado e com alta produtividade contribuímos de forma direta para o desenvolvimento da sua empresa.

Nosso intuito é alavancar o seu negócio. Para isso, te oferecemos soluções em Outsourcing de TI, Bodyshop e também consultoria em TI.

Então, entre em contato com a gente e saiba como podemos te apoiar.

 Clique aqui e entre em contato.

Como contratar profissionais de TI- baixe o e-book grátis